Com este post encerramos a publicação dos posts com as estações ferroviárias de Campos dos Goytacazes que constam do site com estações ferroviárias de todo o país. Endereço: http://www.estacoesferroviárias.com.br cujo autor é Ralph Mennucci Giesbrecht. Parabéns a ele por este belo trabalho de resgate da memória do país conatada a partir das estações que acumulam milhares de histórias pessoais de idas e vindas.
A estação em 1910.
Foto do livro Impressões do Brasil no Século XX
Estação de Campos
Linha do Litoral - km - RJ-0624
HISTORICO DA LINHA: "O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória".
A ESTAÇÃO: "A estação de Campos foi inaugurada em 1875 pela E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina adquiriu a E. F. Macaé a Campos. A linha, então, não cruzava o rio Paraíba: somente em 1905 a Leopoldina foi autorizada a estabelecer a ligação da antiga linha de Carangola, que se iniciava na estação Campos-Carangola, ao norte do rio, com a linha que estava ao sul do rio. A autorização exigia a construção de uma nova estação para atender à linha e todos os ramais que dali saíam. A ponte de ligação foi aberta ao tráfego em fins de 1907. A estação que atende Campos, hoje, foi construída nos anos 40, substituindo a então existente".
Foto Ralph M. Giesbrecht
em 14/12/1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário