Ramal de Santo Amaro de Campos - km 10 - Inauguração: 1873
Data de construção do prédio atual: 1910
“HISTORICO DA LINHA: A Cia. E. F. Campos a São Sebastião foi criada em 1871, e em 1873 entregou o trecho até as estações de São Gonçalo e de São Sebastião. Em 1889, foi vendida à E. F. Macaé a Campos, que no mesmo ano a prolongou até Mineiros (João Amaro). A ferrovia, encampada mais tarde pela E. F. Leopoldina, em 1908 teve a linha renomeada como ramal de Santo Amaro e foi estendida até Santo Amaro, que se constituiu no seu ponto terminal. Os trens de passageiros rodaram até o final dos anos 60. A linha, ainda parcialmente assentada em diversos trechos em 1996, nunca foi oficialmente suprimida”.
A ESTAÇÃO: “A ferrovia foi aberta pela E. F. Campos a São Sebastião em 1873 e chegava até São Sebastião de Campos. A ferrovia somente foi estendida até Mineiros (João Amaro) em 1889. Em junho de 1910, a revista Brazil Ferrocarril informava que a Leopoldina estava reconstruindo a estação de Goitacazes, em Campos, da E. F. Sto Amaro, o que leva a crer que o prédio atual é desta época. Em 1962, nos domingos, o trem partia da estação de Campos às 9:20 da manhã e chegava a Goitacazes às 10:07”.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário