Era de se esperar que a criação da Competro (Confederação Nacional dos Municípios Produtores de Petróleo) durante a Feira Brasil Offshore, que acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) não tivesse como premissa principal a luta para evitar mexidas na legislação dos royalties. É compreensível que ela seja desenvolvida, mas, seria interessante que outras atividades de maior impacto na mídia fosse anunciada neste momento da criação deste órgão intermunicipal, que não fosse a da defesa dos royalties. Ao contrário do pretendido, ao se referir ao assunto se chama ainda mais a atenção por todo o país sobre uma região que tem medo de perder as condições que hoje possui. Ou não?
Outra constatação. Com a criação da COMPETRO, a regional OMPETRO, deixa de fazer sentido porque toda mobilização que seja feita a partir de agora que tenha os municípios produtores como referência, passa a ser mais interessante ter um órgão de nível nacional à frente do que um regional.
Prefeitos ou representantes das cidades dos estados da Amazonas, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina estão formalizando em Macaé este novo organismo. Informações não confirmadas dão conta que ninguém de Campos participou da reunião de ontem na Feira Offshore de Macaé. Parece ir se tornando realidade que nas questões do petróleo Macaé é cada vez mais centro e Campos periferia.
Veja aqui outras informações sobre o assunto. Aqui você pode assistir a entrevistas que a "TV Offshore" está fazendo no interior da feira.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário