Lamentável que enquanto o PT, expõe suas vísceras no planalto, aqui na planície os cacos continuem a quebrar. É muita arrogância da parcela do partido que pretende dirigir toda a cidade, não admitir na condição de candidato, num possível terceiro turno, composições dentro do seu próprio partido. O que seria de um grupo destes no poder? Isto é desprezo pela política, isto é o que se pode chamar de prepotência. Não conheço ninguém que tenha chegado muito longe na política desta forma.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, julho 27, 2005
Controle abstrato
O presidente do PT em Campos Hélio Anomal tenta explicar que o partido em Campos desempenhou um péssimo papel nas últimas eleições de vereador porque “as figuras públicas com nomes de expressão no município não lançaram seus nomes”. Ele porém, não explica porque sua turma não consegue reconhecer estes “nomes de expressão” na hora de fazer um acordo para compor a chapa do diretório municipal. Desta forma, tenta manter um controle sobre o partido, mesmo que este seja abstrato .
Finalmente Noblat fustigou a oposição
No blog do Noblat não sei se pela primeira vez desde o início desta crise, mas com certeza uma das poucas vezes, ele apertou a oposição. Certo que um erro não justifica o outro, mas ficar bancando de bom moço com lama nos pés e chamar o ex-presidente para dizer que o que passou é história e só o agora interessa é de doer. Veja a nota:
27/07/2005 ¦ 09:43
" O que eles estão obrigados a fazer
Uma vez flagrado recebendo dinheiro ilegal de campanha, o deputado Paulo Rocha (PA) largou o cargo de líder do PT na Câmara.
- Roberto Jefferson (RJ) foi obrigado a se licenciar da presidência do PTB para enfrentar a tormenta que ele mesmo desatou.
- José Dirceu saiu da Casa Civil e prepara seu depoimento no Conselho de Ética da Câmara.
- Delúbio Soares e Sílvio Pereira acabaram defenestrados da Executiva Nacional do PT.
- José Borba renunciou ao cargo de líder do PMDB sob a suspeita de ter-se beneficiado do mensalão.
- O senador Eduardo Azaredo (MG) está obrigado, sim, a se afastar da presidência nacional do PSDB para ir se explicar à CPI Mista do Mensalão sobre a ajuda ilegal dada pelo empresário Marcos Valério à campanha dele para o governo de Minas.
Assim como o relator da CPI Mista do Mensalão, Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), está obrigado também a renunciar à função porque é inadimissível que investigue Valério depois de ter recebido dele ajuda de R$ 100 mil para se eleger deputado.
O dinheiro não foi declarado à Justiça. O que torna Abi-Ackel um criminoso.
Se o PFL correspondesse à imagem de seriedade que tenta construir para si mesmo já teria desfiliado o deputado Roberto Brandt (MG). Ele recebeu dinheiro das empresas de Valério e escondeu a doação da Justiça Eleitoral."
Pára-choque do dia
Esta serve para final de período letivo, quando alunos e professores lamentam pelo mesmo motivo, mas, por razões que cada um julga diferente do outro. É dura para quem como eu, é professor, mas, como já foi falado, perde-se um amigo, mas, não a piada, portanto, vamos lá:
“Escola é como o mar: os professores navegam, os alunos bóiam e as notas afundam!”
segunda-feira, julho 25, 2005
domingo, julho 24, 2005
Nosso futuro sem os royalties
Esta semana fui entrevistado via Internet pelo Monitor Campista que redundou numa matéria, que ao menos, pelo tamanho, é pouco comum na imprensa, numa época em que as colunas são as grandes vedetes da imprensa escrita. Quem quiser veja aqui a íntegra da entrevista ao jornalista Marcio Fernandes. Exponho-a neste “post” com o desejo que ela possa suscitar debates.
Viva nossa goiabada!
Recebi na semana que passou um e-mail divulgando que “em Paris, entre os dias 6 e 10 de Junho de 2005, na Câmara de Comércio de Paris, a São Thomé Goiabada Artesanal representou a Cultura Nacional de Goiabada Cascão no Ano do Brasil na França. A melhor goiabada cascão do Brasil e a única à receber o Selo de Reconhecimento Nacional de Goiabada Cascão Artesanal, a São Thomé eleva os valores e a cultura do Brasil além das fronteiras”.
Não conheço a fábrica e nem o seu dono, mas como este blog com vibra com tudo que divulga e enobrece nossa terra vale registrar a capacidade do empreendedor que hoje fornece para importantes empresas do grande centro como grupo Pão de Açúcar, Sendas, Carrefour, Lidador entre outras, merece o crédito neste humilde blog.
Veja aqui o site da empresa.
sexta-feira, julho 22, 2005
O próprio Deus
Hoje para substituir o pára-choque do dia trago para o leitor o comentário que um amigo fez sobre um político local que julgo merecer ser compartilhado:
“Ele é candidato a tudo, só não é candidato a Deus por se considerar o próprio”.
terça-feira, julho 19, 2005
Mais diálogo e debate no PT em Campos
Transcrevo abaixo nota de lançamento de chapa para dirigir o PT em Campos:
Em decisão tomada depois de uma reunião que durou três horas, membros históricos do PT de Campos decidiram lançar uma chapa para concorrer na disputa para a direção do partido na cidade a ser realizada em setembro. A chapa “Construindo a unidade” terá como candidata à presidenta Odisséia Carvalho e entre os 35 nomes da chapa, Luciano Dangelo, Roberto Moraes, Antônio Carlos Rangel, Lenilson Chaves, Dr. Adilson Sarmet, Eduardo Peixoto, Fábio Siqueira, Nelson Bagueira.
Até momentos antes da reunião o grupo tentou uma composição com a outra chapa liderada pelo médico Dr. Makoul. Toda a tentativa de acordo que partiu dos membros da chapa “Construindo a unidade” garantia o apoio ao médico em possível nova candidatura do partido à Prefeitura e um eventual apoio nas eleições proporcionais de 2006 e solicitava como contrapartida, o retorno do grupo ao controle do partido na cidade depois de quatro anos de mandato do sindicalista Hélio Anomal. Como Makoul e Anomal não quiseram abrir mão da maioria na executiva municipal, os integrantes da chapa, também definiram que além de reorganizar o partido na cidade também terão candidato próprio mais identificado com o partido e suas propostas, para concorrer ao possível novo pleito municipal. Também como decorrência desta reorganização pretende apresentar candidato à assembléia legislativa ou a câmara federal em 2006.
No entendimento do grupo foi por falta de organização partidária que, o partido, embora, tenha tido expressiva votação na eleição majoritária de 2004, teve ao mesmo tempo, a pior votação em seus 25 anos de existência na eleição de vereadores, quando todos os candidatos somados alcançaram apenas 4 mil votos na eleição do ano passado.
Por conta de tudo isso, o grupo pretende não só vencer a eleição do diretório municipal, mas, também promover o crescimento do partido na cidade a partir de debates de temas cujos filiados e simpatizantes são estudiosos de longa data. Os membros da chapa também compreendem que é preciso oxigenar o partido abrindo espaços para as diferentes tendências e concepções de atuação do partido e de proposições a serem tomadas em nome de um futuro melhor para nossa cidade. “Não é de bom tom que nenhum dos grupos dentro do partido tenha controle absoluto sobre todas as suas ações, mas, que garanta a coexistência das diferentes concepções que fizeram o partido crescer no restante do país”.
A chapa entende ainda, que o partido a nível nacional, corrigirá os erros cometidos por algumas de suas lideranças e retomará com o seu presidente de honra e atual presidente de nosso país, Luiz Inácio Lula da Silva, a dar ao país o rumo que a nossa população almeja e começa ver realizado, entre outras coisas, garantindo de forma absolutamente transparente, a apuração de todos os desvios de recursos, assim como, a sonegação praticada por grandes grupos empresarias, a partir da atuação da Polícia Federal, como nunca antes aconteceu em nosso país. O grupo defende ainda uma ampla e profunda reforma política para dar ao país e à sociedade, mais controle sobre as ações dos partidos, dos seus candidatos e dos governos democraticamente eleitos nas três esferas de poder.
"Petrobras define local neste mês"
Notícia do Jornal do Commercio de hoje:
"A Petrobras conclui neste mês o estudo de localização da refinaria petroquímica - Itaguaí ou Campos -, projeto de US$ 6,2 bilhões. A definição da refinaria no Estado do Rio ocorrerá antes da escolha do local da refinaria prevista para o Nordeste, cujos estudos só deverão ser concluídos em setembro".
segunda-feira, julho 18, 2005
Parece encomenda!
A posição do procurador geral do estado, que é bom que se lembre fala em nome do Ministério Público Estadual não podia ser melhor para o PMDB. Estranho, que se não estou enganado o procurador foi recentemente indicado pela governadora, para o cargo de Procurador Geral. Ele perece ter devolvido o favor com folga. O Procurador Regional do Estado do Rio de Janeiro, Rogério Navarro, que devolveu hoje ao TRE os 89 volumes do processo referente às eleições de Campos e pediu a manutenção da cassação do prefeito Carlos Alberto Campista, de acordo com decisão em primeiro grau da juíza Denise Appolinária e encaminhou o processo ao juiz-relator, Márcio Pacheco de Mello, que vai levá-lo à plenário para votação.
O Globo On line noticiou agora pouco: “O procurador pediu reforma da sentença que tornou a governadora Rosinha Garotinho inelegível por entender que não ficou caracterizada a utilização de dois integrantes do projeto Jovens pela Paz na campanha eleitoral. Quanto ao secretário Anthony Garotinho, o procurador pede que a inelegibilidade por três anos só seja aplicada após esgotados todos os recursos da defesa. Quanto ao candidato Geraldo Pudim, que ficou em segundo lugar na eleição, o parecer do procurador Rogério Navarro é de que a sua inelegibilidade só seja confirmada após esgotados todos os recursos”.
Tudo, excetuando o pedido de cassação de Campista, exatamente ao inverso do que pediu a seção local do MPE (Ministério Público Estadual). Pelo andar da carruagem não se espantem que o TRE-RJ decida por elevar Pudim à condição de prefeito desta cidade.
Pára-choque do dia
Não confunda, esta é para quem gosta de jogar, não tem nada a ver com política:
“A vida não consiste em ter boas cartas na mão, e sim, em jogar bem as que tem”.
sábado, julho 16, 2005
O caolho da cidade e a ponte do casal
Veja aqui artigo publicado ontem na Folha da Manhã sobre a necessidade de termos um planejamento urbano que impeça que agentes públicos e/ou privados façam em nossa cidade aquilo que não esteja em “nosso” Plano Diretor. A propósito do assunto e da segunda deliberação unânime do (CMMAU) Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo citada no artigo, os donos do programa de “Olho na cidade” da Rádio Litoral, apesar de ter me citado duas vezes sobre minha posição sobre o assunto, impediu, ou melhor, não permitiu, que de forma democrática, eu pudesse expor tal posição na rádio oficial do governo do estado. Refletindo sobre o assunto percebo que neste caso é melhor ser cego do que caolho.
Papelão
A turma do PFL liderada pelo prepotente deputado Rodrigo Maia precisa aprender a fazer oposição. A CPMI precisa ir a fundo em todas as investigações sobre os desvios atuais e antigos que tenham sido cometidos com o dinheiro público. Porém, a apresentação e divulgação, de forma irresponsável, de uma lista de deputados e assessores merece resposta. Mais ainda se for avaliado que o deputado omitiu na entrevista concedida ao Jornal Nacional o nome de dois dos seus assessores da lista de pessoas que visitaram a agência do Banco do Rural em Brasília. Entre 2003 e 2005, os servidores de Rodrigo Maia teriam ido pelo menos 15 vezes ao banco. Pior ainda a sua condição de líder partidário.
No presente caso vale ainda o questionamento sobre o papel da mídia em avaliar melhor aquilo que divulga. Na sexta-feira a Rede Bandeirantes através de seu apresentador Carlos Nascimento, fez como que um “mea-culpa” sobre a sua matéria, mas o Jornal Nacional tangenciou a questão apenas dizendo que o deputado do PT Sigmaringa Seixas está questionando o deputado fluminense pedindo a perda do seu mandato por quebra do decoro parlamentar.
sexta-feira, julho 15, 2005
Da série lagoas e igrejas
Pára-choque do dia
Esta é preconceituosa e machista, mas, em pára-choque de caminhão não dá para ser politicamente correto. Além do mais, serve para homenagear um amigo cearense que pela primeira vez fez esta citação:
“Mulher feia e jumento só o dono é que procura”.
quarta-feira, julho 13, 2005
Entre e apesar da crise
A colunista Miriam Leitão que é uma porta-voz permanente da ortodoxia na defesa de certas teorias macro-econômicas, tem em seu espaço Panorama Econômico no jornal O Globo, revelado um outro lado de analista político que talvez mereça mais atenção do que as suas já conhecidas ladainhas das questões econômicas.
Escreveu no último dia 10 de julho:
“O Brasil tem avançado nas crises, entre as crises e apesar das crises. Avanços conceituais, institucionais, econômicos e políticos sobre os quais é preciso falar sempre para que não se perca a noção da dimensão da tarefa executada...
... Da mesma forma que ninguém é o dono da ética, como o PT se imaginava, ninguém é o dono da corrupção. É uma doença que ataca sociedades. Nas democráticas, a doença é detectada e enfrentada. Momentos de revelações podem dar idéia de que a doença é invencível. Mas ela se enfraquece a cada revelação. O Brasil não é um país de corrupção endêmica. É um país que tem sido duramente atingido por ela e que precisa aprofundar o trabalho de construção de valores e aperfeiçoamento dos mecanismos de controle.”
Pára-choque do dia
Esta é mais uma frase inoportuna para a ocasião:
“A felicidade é feita de pequenas coisas: uma pequena ilha, um pequeno jatinho, uma pequena mansão e uma pequena fortuna”.
segunda-feira, julho 11, 2005
Lagoa Grande ou Valdiveva!
Finalmente as informações da lagoa até então desconhecida. Ela fica localizada nos fundos dos parques Imperial e Tropical. Ela pode ser agora visualizada da forma que foi fotografada para este blog, pela Rodovia dos Ceramistas. Teve parte do seu espelho d’água atingido pela construção da rodovia, que a atrofiou devido aos pequenos tubulões instalados abaixo do leito da estrada. Soffiati disse que o responsável local pela FEEMA alegou que esta é uma lagoa que está mesmo fadada ao desaparecimento e como tal não justificaria gastar mais para que a rodovia a contornasse. Por isso as opções da canalização da parte que ficou à esquerda da rodovia para quem vem da baixada em direção à cidade. É uma das reminiscências das inúmeras lagoas da baixada que desde a construção dos canais foram sendo paulatinamente eliminadas. É uma lagoa belíssima. A construção das redes de coleta de esgoto nos bairros ao seu redor, acompanhada de drenagem das águas fluviais e também da delimitação do seu entorno, pode gerar uma belíssima área de lazer. Seu nome segundo o professor Aristides Soffiati é Lagoa Grande. Moradores das redondezas, que nela pescam informaram que seu nome é “Valdiveva”.
Pára-choque do dia
Esta talvez servisse para os inimigos de Roberto Jefferson:
“Jamais bata numa pessoa de óculos, use as mãos!”
domingo, julho 10, 2005
2ª Conferência da Cidade de Campos
Nos próximos dias 13 e 14 de julho estará acontecendo a 2ª Conferência da Cidade de Campos. O evento que será realizado no CEFET Campos se inicia às 18 horas da próxima quarta-feira, 13 de julho, e terá na sua presidência Sidney Salgado, que também é o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Na oportunidade diversos temas, como, Plano Diretor, Participação Social e Acessibilidade serão debatidos, seguidos de uma avaliação do andamento das resoluções tomadas na 1ª Conferência realizada em agosto de 2003. Na ocasião o CEFET Campos através do Observatório Socioeconômico da Região Norte Fluminense junto com a Ong Cidade 21, estarão disponibilizando um livro de 150 páginas, organizado pelo autor deste blog, com dados da 1ª Conferência e propostas e subsídios para a segunda Conferência do Município. A publicação reúne além de textos de autoria do organizador outros de: Aristides Arthur Soffiati Neto; Edissa Fragoso; Hélio Gomes Filho; José Luis Vianna da Cruz; Leonardo de Vasconcellos Silva; Mário Galvão; Sidney Salgado dos Santos e Teresa Peixoto Faria.
Veja ao lado a capa da publicação cuja impressão está sendo concluída.
quinta-feira, julho 07, 2005
Arme-se e desarme-se em 2 de outubro!
Como já vem sendo dito, pode ser que o TER-RJ aproveite a data aprovada ontem no Congresso Nacional para a realização do primeiro referendo popular na vida do país sobre o desarmamento, para realizar, a cada vez mais provável, nova eleição municipal.
Vai ser interessante.
Primeiramente o eleitor será perguntado: o comércio de armas de fogo e munições deve ser proibido no Brasil?
O TRE-RJ poderia além de exigir, que no caso campista, o eleitor também usasse a arma na qual ele costumeiramente não valoriza, o voto, para eleger seu novo governante, perguntar ainda, se acha que o município está se preparando corretamente para viver no futuro sem os royalties?
Nas profundezas das catacumbas
Depois do deputado Roberto Jefferson (que por incrível que pareça virou estrela) começar suas denúncias se apoiando num morto, outro ex-deputado e ex-presidente do PTB, Martinez, dizendo que foi dele que ouviu detalhes do mensalão, agora foi a vez do atual deputado e ex-bispo da igreja Universal, Carlos Rodrigues, dizer ontem na Comissão de Ética da Câmara, que o finado ex-deputado e ex-pastor, Valdeci Paiva (PSL) lhe enviou através de envelope, antes de morrer, a quantia de US$ 80 mil para que o mesmo comprasse um apartamento para sua família como noticiou hoje a coluna de Ancelmo Góis no “O Globo”.
Muito provavelmente por trás desta história o deputado está tentando justificar antecipadamente, digamos, estranhas movimentações bancárias em sua conta corrente.
PSB sob controle
Sem querer gritaria e nem muito menos reconhecimento, mas, apenas para valorizar o bate-papo que pretendo e não consigo, com este blog que é visitado, mas, que recebe tão poucos comentários, lembro que antes das manchetes de ontem e hoje nos jornais campistas, foi este blog que em 22 de junho disse que o atual prefeito estava se achegando ao PSB. Verdade que havia afirmado que ele estava acertando seu ingresso e não como agora se confirma, com a competente cobertura dos jornalistas, apenas o seu controle.
Pára-choque do dia
Esta é para aqueles que vivem pedindo alguma coisa:
"Existem duas palavras que abrem portas: Puxe e empurre"!.
quarta-feira, julho 06, 2005
Pingo nos "is"
A greve dos servidores do CEFET precisa ter alguns pontos esclarecidos. Há que se questionar a estratégia do período escolhido. Informações dão conta que das 145 esolas de rede fedral de educação tecnológica, só duas, incluindo a de Campos, estão paradas. O movimento por conta disso não tem a repercussão imaginada, até porque para a sociedade este é mesmo um período de férias. Além disso, iniciar uma greve 10 dias antes do encerramento semestre letivo é no mínimo anti-estratégico.
É justa a reinvindicação de um reajuste neste ano de 2005. Porém, precisa ser dito, a bem da verdade, que no período entre 2003 e 2004, a categoria teve o maior reajuste dos últimos 10 anos. Com a incorporação de gratificações e correção das tabelas específicas de docentes e técnico-administrativos, o professor recebeu em dinheiro vivo (que é o que vale e não em vencimentos, etc.) uma correção que variou entre 33% e 48% de rejuste. Entre os técnicos-administrativos este percentual variou de 42% até 85%, repetindo no períodoentre 2003 e 2004.
Portanto é justa a reinvindicação de um reajuste para a ctegoria neste ano de 2005, mas, não se pode dizer que o governo Lula deu apenas 0,1% durante seu governo.
É correta ainda a avaliação de que ainda há grandes discrepâncias salariais entre as categorias, assim como grandes defasagens salariais aumentada por longos períodos de congelamentos feitos pelo governo FHC. Porém, é preciso reconhecer que não é viável para qualquer governo, recuperar em curto espaço de tempo esta defasagem.
Outra questão que tem que ser admitida é a impossibilidade da concessão de reajustes lineares a todas as categorias de uma única vez. Por muito tempo esta sempre foi a principal reinvindicação desta categoria a qual pertenço como servidor do CEFET. Observando as disparidades hoje existentes entre as categorias de servidores, tal medida significaria na prática, a perpetuação das diferenças hoje existentes entre os maiores e os menores salários. Segundo o ministério, esta relação era de 19 vezes em 2004, hoje, teria caído para 11 vezes.
É legítima e necessária uma recomposição paulatina dos salários, até com novas correções nas tabelas dos PCCS (Plano de Cargos Carreira e Salários) mas, é preciso ter discernimento sobre o limite destas possibilidades.
terça-feira, julho 05, 2005
O futuro sem os royalties
Veja aqui o último artigo publicado na última sexta-feira na Folha da Manhã, tratando mais uma vez da importância e necessidade de planejarmos o futuro do nosso município sem os royalties.
A lagoa desconhecida
Ainda não vou dizer o nome. Foram poucos os comentários ou palpites. Não é nem um ângulo diferente do rio Paraíba do Sul, como disse a Thati, nem a Lagoa do Vigário e muito menos a Lagoa Feia, como um leitor anônimo deste blog sugeriu. Vou deixar mais uma foto para ver se chegam perto. Este blog, não está virando fotolog, mas, é que o "hospedeiro" deste simples blog, melhorou muito seu funcionamento e agora facilitou a postagem de fotos permitindo assim, que pudesse com mais facilidade compartilhar com os poucos, mas, fiéis leitores, algumas curiosidades.
Na era do catolicismo
Mesmo sabendo que a constituição já determinava que o estado devia ser laico, a verdade é que a igreja católica até algum tempo atrás chegava sempre na frente. Hoje, com certeza esta situação mudou. Organizando a digitalização de algumas leis municipais que Aristides Soffiati tem em arquivo, me deparei com esta pérola em um dos últimos artigos da lei que define o atual perímetro urbano do município, Lei n° 6.052/95:
“As áreas Urbanas das Vilas, ainda não definidas em lei Municipal, enquanto for elaborado cartografia ou levantamento específico para delimitá-la, será a área compreendida num raio de 1.500 m (mil e quinhentos metros) no entorno da mais velha Igreja Católica da vila”.
Pára-choque do dia
Esta pode servir para quem está acompanhando a crise:
“Sempre que possível, converse com um saco de cimento. Nesta vida, só se deve acreditar no que é concreto”
sábado, julho 02, 2005
De réu a personagem II
Mesmo discordando de muitas das suas posições, reconheço que a colunista Miriam Leitão, hoje no jornal O Globo, foi mais objetiva sobre a situação: “Roberto Jefferson é aquele personagem que não se contenta em sair do armário, ele cai do armário. Melhor, o armário cai em cima dele. E do país. Tudo que faz é escandaloso”.
De réu a personagem
Exageradas estão sendo as manifestações que se não perdoam Roberto Jefferson pelo menos o coloca em relativo conforto da vítima que passa a acusador. A deputada e ex-juíza, Denise Frossard, na madrugada de quinta para sexta-feira no final do depoimento de Roberto Jefferson depois de ser gentil com o mesmo dizendo que havia sido professora da sua filha atual vereadora no Rio de Janeiro, afirmou: “reitero que o senhor foi corajosíssimo. Não é fácil vir aqui vociferar na frente de todo mundo”. Passou despercebido pela imprensa, pelo menos que eu tenha lido, a devolução do mimo por parte dele para a deputada Frossard: "a senhora é minha candidata na próxima eleição para o governo do nosso estado".
Sem graça a deputada levantou os braços e se calou.
sexta-feira, julho 01, 2005
Pára-choque do dia
Daqueles que se gostam de se fazer de vítimas:
O Rico pega o carro e sai ... O pobre sai e o carro pega!!!
Assinar:
Postagens (Atom)