Mesmo sabendo que a constituição já determinava que o estado devia ser laico, a verdade é que a igreja católica até algum tempo atrás chegava sempre na frente. Hoje, com certeza esta situação mudou. Organizando a digitalização de algumas leis municipais que Aristides Soffiati tem em arquivo, me deparei com esta pérola em um dos últimos artigos da lei que define o atual perímetro urbano do município, Lei n° 6.052/95:
“As áreas Urbanas das Vilas, ainda não definidas em lei Municipal, enquanto for elaborado cartografia ou levantamento específico para delimitá-la, será a área compreendida num raio de 1.500 m (mil e quinhentos metros) no entorno da mais velha Igreja Católica da vila”.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário