Não sou daqueles que ficam reenviando e-mails com recados, pedidos, etc., mas, não condeno quem faz. Se os recebo, conforme disponibilidade, passo os olhos ou simplesmente deleto-os. Porém, como gato escaldado tem medo de água fria, eu, que fui recentemente surrupiado de significativa quantia de minha conta bancária, provavelmente por transferência via Internet, estou mais do que nunca cuidadoso.
Por este motivo um e-mail me sensibilizou a transformar em nota, parte das dicas do Maurício Guimarães Soares, titular da Delegacia Anti-Seqüestros de São Paulo:
“Não escreva endereço em cheques!!! A maioria das pessoas que usa cheques faz isso automaticamente. Ninguém pode lhe obrigar a colocar telefone e endereço atrás do cheque. Se o comerciante quiser, peça para ele fazer um cadastro seu, mas colocar seus dados atrás do cheque, NÃO! Não somente por causa de roubos, mas há muita gente que troca seu cheque com outras pessoas e você nem desconfia qual a procedência destas...
Não anotar telefone residencial no verso de cheques, especialmente em postos de gasolina. No caso de assalto ao posto, as informações pessoais podem ser usadas para ameaças, especialmente contra mulheres. Em último caso, anote apenas o telefone comercial nunca o seu telefone pessoal. PERCA ESTE HÁBITO!!!”
PS.: Quanto à minha conta, informo que fui temporariamente ressarcido pelo banco que apurará responsabilidades e autorias para confirmar a restituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário