A Inter TV, fez uma reportagem interessante ontem, não abordada pelos jornais impressos de hoje, sobre a descoberta de um sítio arqueológico no balneário de São Pedro da Aldeia, que pelos materiais já encontrados, entre estes um tipo de cerâmica, que indicariam a presença naquela região dos índios goytacás.
Os estudos até então, consideravam que, de Cabo Frio para cima, tivesse tido a presença apenas dos índios Tupis. Desta forma, estimavam que os goytacás tivessem habitado a região ao entorno de Campos indo até a proximidades com o Espírito Santo, mas nunca ultrapassando a região de Cabo Frio. A descoberta, segundo os especialistas envolvidos, já é considerado como certa. O fato talvez, possa confirmar o caráter nômade que alguns historiadores realçaram nos goytacás quando comparado a outras tribos.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário