Originalmente uma localidade denominada Nossa Senhora do Bom Jesus do Triunfo. Hoje cidade de Triunfo localizada na região metropolitana de Porto Alegre é a sede de um grande Pólo Petroquímico montado na década de 70 onde atualmente estão instaladas as seguintes empresas: DSM, Inovva, Copesul, Ipiranga Petroquímica, Petroflex, OPP e a maior que é a Petroquímica Triunfo. Por conta disso é o quarto maior PIB do estado.
A capital fica a uma distância de 50 quilômetros do pólo e 75 da sede de município de Triunfo, que tem uma área de 823 Km². Tem hoje 24.000 moradores e um orçamento municipal de quase R$ 100 milhões. Um dos maiores orçamentos per capita do país, semelhante aos dos municípios produtores de petróleo aqui no estado do Rio de Janeiro, superior a R$ 4 mil.
Nos últimos anos já teve dois prefeitos cassados por irregularidades. Além disso, há outra semelhança com a nossa cidade de Campos, o recebimento dos royalties do petróleo, prefeitos cassados nos últimos anos e problemas graves de infra-estrutura, especialmente os serviços de água e esgoto. Hoje 9 de outubro, dezoito mil eleitores estão escolhendo o novo prefeito da cidade.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário