O anúncio na sexta-feira do deputado Jorge Bittar ao dizer que defende que o novo pólo petroquímico seja implantado em Guriri e não em Itaguaí, se calça na sua visão de desenvolvimento integrado para o estado como um todo. Bittar que já foi secretário estadual de planejamento sabe da importância do desenvolvimento das regiões do estado como um todo e não uma concentração de investimento na área metropolitana do estado. Isso o fez assumir compromissos com prefeitos da região através da Ompetro, para uma série de ações e estratégias que contribuam para tal decisão. Disse que já havia sido procurado e arguído por parlamentares das cidades da região metropolitana, mas, alegou a todos eles, que o melhor para o estado é a instalação do pólo na região norte fluminense.
Por coincidência, o deputado Carlos Santana, também na sexta-feira, em entrevista ao jornal Atual de Itaguaí declarou que está não só colocando outdoors mas, tentando fazer com que organizações da sociedade civil, universidades e prefeitos façam o mesmo que a região norte fluminense está fazendo em termos de viabilização do empreendimento.
A estratégia da Ompetro de se estruturar no aprofundamento de estudos e ações que não só marque o diferencial para a escolha da região, mas, desde já atue em questões referentes a um Plano de formação de mão-de-obra, análises dos impactos ambientais e sociais e infra-estrutura, contribuirão para que as movimentações se dêem, não apenas no campo político e comunitário, mas, também na esfera técnico-econômico e operacional.
Veja aqui a entrevista completa do Carlos Santana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário