Recebi por e-mail esta correspondência do Ronaldo Araújo que fora a sua boa vontade na parte que me refere, traz comentários interessantes que vale a pena reaprtir com todos. Como o espaço de comentários no blog é de té 300 caracteres ele acabou fazendo via e-mail. Informo que outros que tenham esta dificuldade pode me acessar pelos e-mail: moraes.rol@terra.com.br ou rmoraes@cefetcampos.br que farei a publicação como forma de produzir o debate razão fundamental deste blog.
Caro Roberto Moraes,
boa tarde!
Por conta de um restabelecimento de saúde voltei a residir em Campos e tenho acompanhado a sua luta e sómente na semana passada o vi na TV (Uniflu) onde teceu comentários equilibrados sobre a nossa cidade e, um que me impressionou foi aquela em que cita que o nº de universidades não reflete o crescimento de massa crítica, estas estão aqui com fins estritamente comercial!
Meu caro , trabalhei nos últimos 25 anos em diversas multinacionais aqui no Brasil e exterior e, há uma ferramenta de organização muito utilizada chamada "Benchmark", que vc certamente a conhece e em tempos de globalização e expansionismo chinês é muito utilizada.
Roberto, me permita chamá-lo assim pois somos colegas de profissão, neste último ano vejo opiniões acalorada, porém com pouco embasamento acadêmico e vez por outra caindo no campo do "achismo". Quero aqui excetuar o seu trabalho de comprometimento com capacitação de mão-de-obra e o do Sr. Soffiati (creio que seu primeiro nome é Aristides, não é?), embora não veja dele alternativas ou caminhos caso venha a o Pólo petroquímico, mas vale pela consciência crítica cabendo aos técnicos a solução para evitarmo aqui uma Cubatão !
A Petrobrás é economia mista e o lucro é a meta ! E o Benchmarking deveria ser feito com números , disponibilidade de recursos , impacto ambiental etc..
Campos já está perdendo o "bonde da história", cito como exemplo a indústria canavieira .
Hoje estão sendo construidas no Brasil 52 usinas e com a necessidade de exportar álcool para EUA, Japão até 2010 deverão ser construídas mais 80 usinas com capacidade de moer 2milhões de ton/ano .
O açúcar bateu esta semana em N.York (demerara) o maior preço em 10 anos e o açúcar branco ( Londres) com a queda de subsídios tem tudo para "explodir". Zeca do PT estava querendo colocar usinas ao redor do Pantanal!
O biodiesel é outro "bonde da história" que está sendo perdido e que fixaria o homem e sua família no campo , ou seja, seria uma oportunidade de sinergia entre diversas áreas.
Nada poderá ser feito divorciado do meio acadêmico . São Paulo ocupa o lugar que ocupa pois está ligado à ele.nVivi em diversos locais e onde não há um crescimento significativo ( Vale do Ribeira ) pode ter certeza que ali o meio acadêmico está distante do econômico e próximo ao político.
Morei na região do Vale do Paraíba , Ribeirão Preto , Uberlândia-MG , nenhum deles tem a nossa topografia , equidistante de dois portos, recursos hídricos. É hora de agirmos mais como profissionais e nos embasarmos para justificar a canalização de recursos !
Parabéns pelo seu trabalho , equilíbrio nos comentários e um senso crítico raro!
Com admiração e respeito,
Ronaldo Araujo
2 comentários:
Com certeza de grande valia estes comentarios deste leitor do blog.
Não sei se estou certa no q vou dizer, mas a nossa região está estagnada pela falta de coerencia destes nossos atuais ou últimos governantes q só visam interesse propios e ñ buscam nada p/ melhoria da região, ainda agora ñ me espanta nada se a refinaria escapar por nossas maõs e for implantada em outro lugar, por conta deste joguinhos politicos "bobos". Um abraço da Thatiana.
Olá Thatiana,
Acabei de postar nosta falando da dificuldade de se trabalhar politicamente mas de forma suprapartidária, ou seja, acima dos interesses partidários.
Enfim...
Abraço,
Valeu pelo comentário. Você andava sumida!
Abraço,
Roberto Moraes
Postar um comentário