O crescimento da prospecção de petróleo na Bacia de Campos tem ativado significativamente diversos tipos de serviço de apoio à cadeia produtiva do petróleo. Desde os últimos meses de 2005, as empresas que operam estes serviços de transporte aéreo através de helicópteros na Bacia de Campos têm procurado pilotos habilitados.
Hoje mais de 50 aeronaves têm feito este trabalho que envolve só com pilotos, fora os mecânicos, em torno de 200 profissionais. Embora a maior parte deles seja oriundos de outras partes do país, há “nativos” da região atuando nesta super-especializada atividade. Há algum tempo atrás se tentou criar por aqui uma escola de pilotos de helicópteros que acabou não indo adiante. Como se diz que a Bacia têm reservas de petróleo para pelo menos mais 20 anos, conclui-se que está aí uma profissão a ser buscada pelos jovens.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário