O aumento do consumo de álcool no mundo tenderá a aumentar como forma de reduzir o impacto ao meio ambiente, veja alguns tópicos da matéria do "Wall Street Journal" reproduzida pela Folha de São Paulo e disponibilizada completa aqui.
A indicação é do agora articulista deste blog, o engenheiro químico, Ronaldo Araújo.
“As duas montadoras estão agora vendendo mais agressivamente os modelos "flex", que rodam a gasolina ou etanol, nos Estados Unidos. A GM lançou na semana passada sua primeira campanha publicitária nacional para um modelo "flex", o Chevrolet Tahoe, enquanto a Ford começou a vender no mês passado uma versão bicombustível da picape F-150. Nos Estados Unidos, os veículos chamados de "flex" podem rodar a gasolina ou com o combustível E85, que é uma mistura de 85% etanol e 15% gasolina. O etanol feito nos Estados Unidos é destilado a partir do milho ou de outros grãos.
As montadoras estão promovendo o uso de etanol principalmente para melhorar sua imagem, diz o "WSJ", já que a Ford e a GM são vistas como menos preocupadas com o ambiente do que montadoras como a Toyota, que vendem modelos híbridos, que rodam a eletricidade e gasolina.
Nos Estados Unidos, não é mais econômico para o consumidor usar etanol para abastecer o veículo "flex", já que a gasolina é muito barata. No entanto, a emissão de poluentes com o etanol é muito menor, e os consumidores estão dispostos a gastar mais por essa razão, como já fazem com os modelos híbridos.A Ford e a General Motors planejam produzir, juntas, 650 mil veículos "flex" neste ano, segundo o "WSJ".
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