Na semana passada, o presidente Lula, e o diretor-presidente da Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, participaram da assinatura da Resolução da ANTT, que autorizou a construção de uma nova linha ferroviária, denominada Variante Litorânea Sul da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que terá 165 quilômetros e ligará os municípios de Cariacica na região metropolitana de Vitória e o vizinho município de Cachoeiro do Itapemirim.
No meio desta ligação estará o porto de Ubu. O investimento de R$ 700 milhões poderá servir de alternativa para escoamento da produção em nossa região, caso aqui se localize a refinaria, com uma pequena extensão da mesma até a localidade de Travessão, como uma das alternativas escolhidas.
Pessoas que têm acompanhado a visita de técnicos aos órgãos públicos da região já informaram que a FCA já está realizando estudos de ampliação, reforma e mudança de traçado do trecho de sua ferrovia que corta o município de Campos com ligações de um lado até o rio de Janeiro e de outro o Espírito Santo.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário