Não desejo a ninguém passar pela situação do atropelador dos foliões que brincavam na Boneca do Waldir. Minha filha que fazia aniversário de catorze anos naquele mesmo dia estava ao lado de pessoas que acabaram como vítimas do atropelamento, felizmente ela, seus amigos e amigas escaparam.
São cada vez mais fortes os rumores sobre o motivo de se esconder a identidade do atropelador. Enquanto não for divulgada a real identidade do atropelador os comentários serão maiores de que se trata de filho de gente famosa e importante que por este motivo, mereceria ser preservada. Fonte segura dá conta de que dois jovens que acompanhavam o atropelador, espantados, com a reação daqueles que reagiram à agressão do atropelador se refugiaram numa casa da rua da Liberdade e disseram ser de São Fidélis e asseguravam que nada tinham a ver com aquela barbárie.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, fevereiro 28, 2006
Mar verde
Aquela que chamam da maior mentira da região que é a de dizer que o mar de Atafona ou Grussaí estão verdes, se tornou hoje, mais uma vez realidade.
A imagem ao lado tenta comprovar isto, ao mesmo tempo em que, mostra o fim próximo da temporada com o garçom recolhendo as cadeiras depois de um ótimo dia de mar aproveitado quase até o fim do dia.
domingo, fevereiro 26, 2006
Batoré e Nazaré
O simpático casal de bonecos que desfila nos domingos e nas terças de carnaval do outro lado da lagoa de Grussaí deu hoje um show de simpatia, prestígio e popularidade atraindo milhares de foliões de diferentes classes sociais como exige todo bom carnaval.
Veja ao lado um registro feito neste domingo por volta das 20:00 horas durante o desfile um pouco antes da chegada na praça do outro lado da lagoa de Grussaí.
Um pouco tarde
Estava sendo distribuída neste domingo, na avenida Liberdade em Grussaí, uma propaganda, sob a forma de um círculo como leque com os dizeres: “Carnaval SIM, Violência NÃO!”
O interessante é que o institucional é da Câmara Júnior de Campos, com apoio da prefeitura também de Campos, além da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e da Secretaria de Indústria e Comércio e Turismo de Campos. Além de estar atrasado na tentativa de evitar que a violência atrapalhasse o carnaval de São João da Barra, o estranho é que a propaganda era da prefeitura de Campos e não de São Jô ao da Barra. A campanha política atual está ajudando a misturar os canais.
Bastidores da Boneca do Waldir
Fora o lamentável incidente ou acidente na avenida Liberdade que, depois de uma forte pancada de chuva e antes da passagem da Boneca do Waldir, no balneário de Grussaí, que vitimou mais de duas dezenas de pessoas, muitas outras conversas circularam sobre nos seus bastidores.
A mais importante, pelo menos que eu considero, confirma a complicação que é a mistura de carnaval com política. O principal organizador da boneca desde o seu início, o médico Waldir Simões, havia solicitado à prefeitura de São João da Barra o apoio através de camisas e som para acompanhar o bloco. Consta, que o médico ficou revoltado por só ter recebido as camisas na véspera do desfile e ainda foi surpreendido pela inserção na camisa da propaganda do candidato do PMDB à prefeitura de Campos, Geraldo Pudim.
Revoltado, os organizadores, decidiram não distribuir a camisa e ainda dispensaram o trio elétrico oficial e assumiram o trio elétrico que está fazendo a campanha do candidato do PSDB, Paulo Feijó.
sexta-feira, fevereiro 24, 2006
Personagem do verão
Durante todo o verão este blog divulgou aqui um personagem do verão nas praias de São João da Barra. Agora pretendemos que você escolha um deles como o personagem deste verão:
Para ajudar você na escolha aqui está a relação: 1) Ricardinho do Pontal; 2) Tião da empada; 3) Adriano Ferreira (vendedor de rede); 4) Amaro José (Charreteiro); 5) Delson (Vendedor do picolé São João da Barra); 6) Tião do Quiosque Cabana na beira-mar de Grussaí; 7) Nelson do Quiosque no Balneário de Atafona; 8) Gambá das noites de Grussaí; 9) Pescador do Pontal.
Nova carta do coronel Ponciano
Sou sujeito lavado de vaidade, mas não posso deixar passar desapercebidas duas citações que me deixaram desensofrido: uma do candidato a presidente Alckmim, que está sendo apoquentado em seu partido e que obtemperou minha biografia de grandeza de palavra...
... Muito que bem, muito que bem, por cá tenho andado resguardado talqualmente homem lambuzado de constipação fora do meu jeito natural alegroso...
Esta é parte da nova carta do coronel Ponciano da qual fui portador para ser publicada hoje na Folha da Manhã. Se quiser conhecer todo o seu teor veja no link ao lado na seção "Meus últimos artigos".
Prejuízos para uns lucros para outros
O temporal da última quarta-feira que produziu diversos estragos especialmente em Grussaí, também faz a alegria dos instaladores de antenas parabólicas. Eles não estão dando conta da demanda dos veranistas que viram suas antenas voarem ou serem danificadas e arriscam de passar o carnaval sem televisão.
quinta-feira, fevereiro 23, 2006
Parte de Grussaí ainda sem luz
Depois do temporal que atingiu ontem todo o município de São João da Barra, a Ampla, 24 horas depois do ocorrido, ainda não conseguiu restabelecer a energia elétrica em diversas ruas de Grussaí. Quase todo o balneário ficou sem luz até o meio-dia de hoje, outra parte sofre os prejuízos de alimentos perdidos em geladeira e freezers. A situação ameaça o carnaval na praia que é uma das mais procuradas da região.
TSE - Ping Pong
Ministro do TSE devolve processo de Campista para o primeiro relator
Veja abaixo o despacho do Ministro Humberto Gomes de Barros tomada às 12:31:
22/02/2006
DESPACHO
Antônio José Pessanha Viana de Souza ajuíza Medida Cautelar, com pedido liminar, visando emprestar efeito suspensivo ao Agravo de Instrumento interposto contra decisão denegatória de recurso especial manejado em razão do acórdão ementado nestes termos (fl. 66):
“PRELIMINARES DE NULIDADE DA SENTENÇA REJEITADA. AUSÊNCIA DE JULGAMENTO EXTRA PETITIA. NULIDADE DA CITAÇÃO. INEXISTÊNCIA. LITISPENDÊNCIA NÃO CARACTERIZADA. INOCORRÊNCIA DE DECADÊNCIA. ABUSO DE PODER POLÍTICO E ECONÔMICO. USO PROMOCIONAL. CADASTRAMENTO DE BENEFICIÁRIOS EM PROGRAMA ASSISTENCIAL. ADMISSÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇO REALIZADAS MEDIANTE PROMESSA DE FUTURA CONTRATAÇÃO EM TROCA DE VOTO. EVIDENCIADAS AS CONDUTAS VEDADAS NOS INCISOS IV E V DO ART. 73 E ART. 41-A, AMBOS DA LEI Nº 9.504/97. SENTENÇA MANTIDA”.
O requerente alega que no agravo de instrumento, além de rebater todos os pontos da decisão agravada, reiterou os fundamentos “(...) amplamente expendidos no especial (...)” (fl. 13).
Afirma ser plausível o recurso especial, onde se discute,
“(...) inclusive, a possibilidade de um fato ocorrido depois da diplomação dos eleitos vir a ser objeto de representação por conduta vedada pelo art. 73, ou mesmo por violação do art. 41-A, ambos da Lei nº 9.504/97” (fl. 18).
Anota ser manifesto o periculum in mora, na medida em que não há como
“(...) reparar-se sequer parcialmente o prejuízo imposto aos requerentes, pois a parcela de seus mandatos ilegalmente usurpada não será restituída jamais, dada a sua improrrogabilidade” (fl. 26).
Requer a liminar para, concedido efeito suspensivo ao agravo de instrumento, seja determinada “(...) a imediata reintegração do autor no cargo para o qual foi eleito (...)”, e “(...) seja suspensa a realização do novo pleito, marcado para o próximo dia 12 de março de 2006” (fl. 29).
Os autos foram distribuídos por dependência ao eminente Ministro Gerardo Grossi. Haveria vínculo entre a questão ora posta e aquela tratada no Ag nº 6.247/RJ (fl. 417).
O requerente, no entanto, ao discordar da distribuição, alegou, com fundamento no art. 69 do RI-STF: minha prevenção para conhecer deste pedido cautelar. É que já me pronunciei no Mandado de Segurança nº 3.398/RJ, impetrado contra a decisão do TRE/RJ, determinando a realização de novas eleições no Município de Campos dos Goytacazes (fls. 414-415).
A Secretaria Judiciária prestou informações (fls. 417-419).
A propósito destas, destaco:
a) Antonio José Pessanha e outros agravaram da decisão que indeferiu o recurso especial interposto contra acórdão que manteve determinação do Juiz Eleitoral para que os então agravantes arcassem com honorários periciais no curso da AIJE nº 1906. Tal agravo foi autuado no TSE com o nº 5.857/RJ e distribuído ao Ministro Luiz Carlos Madeira;
b) Antonio José Pessanha e outros interpuseram recurso para o TRE/RJ contra a decisão que julgou procedentes as AIJEs nos 1906.198 e 1919, cassando seus mandatos. Concomitantemente, ajuizaram Medida Cautelar visando conferir efeito suspensivo àquele recurso. Negada a liminar, manejaram agravo regimental.
Essa decisão foi desafiada por recurso especial, o qual, indeferido, atraiu a interposição de agravo de instrumento, autuado no TSE com o nº 6.247/RJ e distribuído ao Ministro Luiz Carlos Madeira.
c) Contra essa decisão houve recurso especial e, simultaneamente, Medida Cautelar com o objetivo de lhes emprestar efeito suspensivo. A referida Cautelar foi autuada no TSE com o nº 1.688/RJ e distribuída ao eminente Ministro Luiz Carlos Madeira. A liminar foi indeferida em 14.7.2005 pelo Ministro Gerardo Grossi, em decisão confirmada, no julgamento do agravo regimental interposto contra tal decisão foi desprovido (Sessão de 23.8.2005);
d) a referida decisão denegatória do recurso especial foi impugnada, como dito, por recurso especial, e) o Mandado de Segurança nº 3.398 foi impetrado por Antonio José Pessanha Viana Souza, contra ato do TRE/RJ que determinou a realização de novas eleições no Município de Campos de Goytacazes. Segundo a informação da Secretaria, a distribuição destes autos levou em conta “(...) a identidade de causa de pedir e pedido com o Mandado de Segurança nº 3.393, impetrado pelo Senhor Arnaldo França Vianna e distribuído (...)”. Ocorre que a matéria tratada nos autos em questão “(...) é diversa das até então interpostas nesta Corte (AG 6247; MC 1688 e AG5857) em torno dos acontecimentos havidos na 76ª ZE de Campos dos Goytacazes” (fl. 419).
Destaco que o Mandado de Segurança nº 3.393/RJ foi interposto com o objetivo de desconstituir o calendário eleitoral fixado pelo TRE/RJ em observância ao art. 224 do CE. Indeferi a liminar tendo em vista “(...) a impossibilidade de se pleitear, por via do Mandado de Segurança, direito alheio em nome próprio”.
O Exmº Sr. Ministro Presidente, acatou as ponderações lançadas pelos autores e determinou a redistribuição do feito.
Tenho para mim, data vênia, que a relatoria desta Medida Cautelar cabe ao eminente Ministro Gerardo Grossi, a quem foram distribuídos os feitos que discutem questões em torno do mérito das investigações eleitorais, que culminaram na cassação dos mandatos dos autores.
Há registro de que o agravo de instrumento nº 6.247/RJ, por objeto de desistência, manifestada em 21 do corrente - vale dizer: após a distribuição desta cautelar ao Ministro Gerardo Grossi.
Preocupa-me uma questão: a desistência do recurso que gerou a dependência revoga a distribuição a esse título já consumada?
A meu sentir, tal revogação não ocorre.
Não vejo como, sem subversão da ordem processual, emitir juízo de valor acerca do requerido na Medida Cautelar, sem invadir a competência do relator definido por efeito de prevenção existente na época da distribuição.
À consideração do eminente Ministro Presidente.
Brasília, 22 de fevereiro de 2006.
MINISTRO HUMBERTO GOMES DE BARROS
RELATOR
Havana – a cachaça
L endo nesta semana lendo uma dissertação de mestrado descobri que algumas coisas sobre a produção de cachaça artesanal que me levou a buscar outras informações na internet que resumo para vocês:
Minas Gerais é o primeiro produtor nacional de cachaça artesanal do Brasil. Possui 8.466 alambiques que produzem 200 milhões de litros por ano, equivalentes a 6% da produção nacional. Movimenta com isso só no mercado nacional em torno de R$ 1,5 bilhão e gera cerca de 240 mil empregos.
Dos mais de oito mil alambiques, apenas 500 possuem registro no Ministério da Agricultura. A cidade de Salinas localizada no norte de Minas Gerais, mais precisamente no Vale do Jequitinhonha, é conhecida como a produtora da melhor cachaça do Brasil. Em Salinas há mais de 150 produtores de cachaça. A mais conhecida é a Havana, na verdade hoje se chama “Anísio Santiago Havana” nome completo do seu fabricante-produtor em virtude de um questionamento ainda pendente na justiça. A sua produção não utrpassa a marca de 10 mil litros por safra. Hoje o litro da garrafa é comercializada no mínimo a R$ 120,00 chegando em alguns locais à marca de até R$ 300,00.
Hoje Salinas já faz parte de uma região produtora de cachaça que é apoiada por um programa de apoio governamental chamado “Procachaça”. Esta região se prepara para ser comparada à região de Champagne onde se produz o que é considerado o melhor champanhe da Europa.
Não é por que está chegando o carnaval, mas cachaça também é cultura! É apenas uma coincidência que o neto do produtor da cachaça Havana se chame também Roberto Morais, ou com nome completo, Roberto Carlos Morais Santiago. Quer saber mais clique aqui, aqui, aqui, aqui...
Carros movidos a hidrogênio
Centros de pesquisas americanos e chineses garantem que em dez anos os carros movidos a hidrogênio já estarão no mercado com rede de postos de abastecimento que tornarão esta energia comercialmente viável.
Muito mais limpa do que as energias oriundas dos combustíveis fósseis tornam corretas as iniciativas de ampliação de sua exploração de petróleo nos dias atuais. Desta forma, o petróleo deixaria de ser utilizada prioritariamente como energia para ser elemento de geração de derivados químicos.
quarta-feira, fevereiro 22, 2006
TSE determina retirada de “outdoors” de Garotinho
O ministro Marco Aurélio do TSE, assumiu ontem como vice-presidente e já começou a mostrar serviço. Veja a determinação que foi colocada hoje no site do TSE:
"Anthony Garotinho, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), deverá retirar de forma imediata os 'outdoors' que veiculam propaganda eleitoral da eventual candidatura do ex-governador do Rio de Janeiro à presidência da República. A decisão liminar é do ministro Marco Aurélio e foi tomada em resposta à representação protocolada no TSE pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).
De acordo com a decisão do ministro, as fotos juntadas ao processo pelo autor da representação caracterizam propaganda eleitoral irregular, porque feita antes do prazo autorizado pela legislação eleitoral. "As fotos de folha 10 realmente encerram escancarada propaganda eleitoral. Tem-se a referência à circunstância de o Município de Maricá apoiar o Representado para a Presidência, constando dados do Partido Político respectivo", disse o ministro na decisão.
Além de determinar a imediata retirada da propaganda, a decisão de Marco Aurélio impõe ainda que Anthony Garotinho abstenha-se de realizar novas práticas que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
A lei 9.504/97, em seu art. 36, determina que a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição. Além de esperar esta data, os candidatos, segundo a mesma lei, devem aguardar o sorteio promovido pela Justiça Eleitoral com o intuito de distribuir eqüitativamente os melhores pontos de propaganda entre todos os concorrentes".
Em cada 15 que elogiam, pelo menos 14 mentem
"A máxima do título refere-se à bajulação, à adulação e à falsidade no mundo do poder. Poucas áreas da atividade humana - se é que existem mesmo - prestam-se tanto ao exercício das atitudes de subserviência e subalternidade interesseira quanto a política.
A política lida com um valor muito cobiçado: o poder. E, também com os atributos agregados a ele, como status, prestígio social, oportunidades de negócio, satisfação da vaidade, a condição de celebridade, a imposição da vontade, para citar apenas os mais óbvios. A política, portanto, atrai bajuladores assim como a luz atrai as mariposas de verão.
Essa é, pois, uma das grandes lições do estrategista italiano Maquiavel: advertir o príncipe - o governante - para os riscos de ceder à tentação de cultivar a adulação em torno de sua pessoa. Ela é um daqueles doces venenos ingeridos pelos poderosos".
O site "Política para Políticos" traz sempre artigos interessantes que refletem sobre a arte da política. O trecho acima é de um destes belos artigos de autoria de Francisco Ferraz que você pode ler de forma integral aqui.
A China é analisada aqui
O articulista deste blog Ronaldo Araújo traz informações em seu terceiro artigo que acabo de postar na seção ao lado “Articulistas deste blog” mostrando como a China está se erguendo enquanto gigante econômico.
"Um almoço e uma tarde de bate-papo com um amigo, ex-colega de “república”, que hoje trabalha com validação, ramo cada dia mais crescente na economia globalizada, e recém chegado da China, que me conta o encanto de um país que está se adequando a um novo tempo e que apesar da ditadura econômica, todos estão conscientes de que é uma nova China e diferente do capitalismo do resto do mundo".
Você poderá ler o artigo completo aqui.
terça-feira, fevereiro 21, 2006
Superexposição
Sei não, mas esta superexposição dos dois contendores do PSDB, Serra e Alckmim, na mídia pode render alguns pontinhos para ambos nas pesquisas.
Mesmo que o tom das matérias jornalísticas seja de confronto, eles na verdade ainda estão se segurando. Se ao final, conseguirem administrar uma boa saída, mesmo que, maquiavelicamente, não tenham produzido, esta disputa, podem acabar no lucro. Acompanhemos!
TSE terá sessões plenárias pela Internet
A partir de hoje quando haverá daqui há pouco às 19 horas a posse como presidente, não mais interino e sim definitivo do ministro Gilmar Mendes, as sessões plenárias poderão ser assistidas ao vivo pela Internet.
Desta forma o julgamento da Medida Cautelar Nº 1781 que analisará o pedido de suspensão das novas eleições em Campos e também o pedido de reintegração e posse de Campista e Toninho Viana é bem provável que possa também ser acompanhadas à distância ainda hoje, ou o que é mais provável, no dia de amanhã.
Continua queimando
Incêndio é numa fábrica de reciclagem de garrafa
Informações são de que o incêndio que já dura mais de uma hora ocorre numa fábrica de reciclagem de garrafas plásticas em Guarus. Isso justifica a fumaça negra. A corporação dos bombeiros já atua na área e parece que com dificuldades de abastecimento de água.
Fumaça negra sobre a cidade
Há mais de meia hora a cidade está envolta em uma nuvem espessa e negra que é oriunda de Guarus na altura do Parque Prazeres e Usina São João. Não parece uma fumaça simples. De onde foi tirada a foto ao lado não é possível observar se o foco é na Destilaria da Thoquino.
A fumaça passa por toda a cidade e pela força do vento nordeste já ultrapassa a rodovia dos ceramistas, quase próxima à localidade de Ururaí.
Eleições no ar!
Enquanto alguns garantem que hoje o TSE em Brasília suspenderá as eleições marcadas 12 março, outros colocam suas campanhas na rua e alguns no ar. Rockfeller candidato pelo PFL está neste momento com um avião sobrevoando a cidade com os dizeres:
Mudar pra valer, esse cara é bom! Rock 25!
O avião sobrevoa neste momento os bairros da margem direita do rio Paraíba, passando por Ururaí, Leopoldina, Pelinca, IPS indo até à Penha como posso ver do alto do meu escritório, da onde registrei o flagrante mostrado na foto ao lado.
Álcool a commodity da moda!
Ronaldo Araújo articulista deste blog me manda mais notícia publicada na Gazeta Mercantil sobre a produção de álcool e seu sucesso pelo mundo afora:
"Além do Japão, o Brasil negocia a venda de etanol para países como Estados Unidos, Venezuela, Paraguai, China, Índia e Coréia do Sul. De acordo com o secretário, a intenção do governo brasileiro é transformar o produto brasileiro em commodity".
"Uma série de fatores contribuem para fazer desse o momento certo para o álcool. O mundo demanda um combustível limpo, o preço do petróleo está altíssimo e o álcool é a única alternativa que pode ser produzida em escala no momento", acredita. Ele acrescenta que os 30 anos de experiência do Brasil com o etanol credencia o país como grande player mundial do setor"...
... "O Brasil domina a tecnologia de toda a cadeia do álcool, desde a plantação até o transporte e armazenamento. Nesses 30 anos, nos especializamos não só em produzir o combustível como também equipamentos relacionados. Quem vai usar álcool precisa de um navio para transportar, por exemplo, e o Brasil está aqui para vender", aponta.
Além disso, o etanol brasileiro se destaca mesmo se comparado ao álcool de milho e beterraba. "Nosso custo de produção é menor e a eficiência energética, maior". Ele explica que a intenção do Brasil não é apenas exportar etanol, mas estimular a produção em outros países.
"Queremos transferir a tecnologia brasileira, abrir mercados para o nosso produto e criar um fluxo de capital para atrair investidores estrangeiros".
Na semana passada, representantes de 11 países da América Central vieram ao Brasil para conhecer o programa de etanol".
Investimentos de US$ 490 milhões na produção de petroquímicos em Pernambuco
A Petrobras através de seu braço na petroquímica, a Petroquisa, fará com o grupo italiano Mossi & Ghisolfi uma fábrica na cidade de Ipojuca para produzir ácido tereftálico purificado (PTA) que é uma matéria-prima para a produção das garrafas PET e também de fios de poliéster. A produção de PTA que é base para o poliéster é uma variante do xileno que por sua vez é obtido pela catalisação de nafta. É provável que inicialmente a obtenção desta matéria-prima tenha que ser importada, já que não há como obtê-la na refinaria que a Petrobras implantará junto com a PDVSA junto ao porto de Suape.
Além deste investimento anunciado na terça-feira, a Petrobras também está ampliando a produção de petroquímicos em Paulínia junto à refinaria lá existente da Petrobras e também em Cubatão. Tudo isso se soma ao investimento previsto no pólo Petroquímico que também produzirá estas matérias-primas aqui no Rio de Janeiro cuja localização é motivo de uma intensa luta política atualmente travada entre Campos e Itaguaí.
segunda-feira, fevereiro 20, 2006
Vencerá o pior...
O ambientalista, bacharel em direito e petroleiro, Luiz Felipe Muniz, faz uma análise que afiança ser realista e não pessismista sobre os desafios e riscos a que já estamos sendo sumetidos face à "grave crise sócio-ecossistêmica planetária".
Acabo de postá-lo na seção "Articulistas deste blog" e você poderá ler o texto na íntegra aqui.
PMDB deverá ter mais um nome para as prévias
Além de Rigotto e Garotinho, articuladores do partido estão se movimentando para lançar outro nome que possa garantir a necessidade de realização de um segundo turno entre os dois mais votados. Nelson Jobim já anunciou a decisão de se filiar ao partido.
Veja mais sobre o assunto aqui em nota do blog do Noblat.
BR-101 - O que está previsto além das praças de pedágio
1) Sistema de Controle de Tráfego:
- 2 estações meteorológicas;
- 8 unidades de detecção e sensoriamento de pista;
- 5 Veículos de Inspeção de Tráfego;
- Sistema de CFTV cobrindo principais pontos.
2) Bases Operacionais: 5
3) Sistema de Pesagem:
- 1 balança móvel;
- 1 balança fixa.
4) Sistema de Telecomunicações:
- 1 call box a cada 2 km;
- 17 unidades de Painéis de Mensagens Variáveis.
5) Sistema de Assistência ao Usuário:
- 5 Ambulâncias de Resgate;
- 5 UTI’s móveis;
- 6 Guinchos;
- 2 Caminhões de Apoio.
6) Atendimento médico tempo máximo de 15 a 25 minutos (conforme trecho);
7) Atendimento mecânico de 25 a 40 minutos (conforme trecho);
8) Correção de traçado – 17 Km;
9) Contorno de Campos – 10 Km;
10) Terceira faixa – 100 Km;
11) Duplicação – 60 Km.
12) Call-box (telefone ou interfone) – a cada dois quilômetros;
R$ 50 milhões para o município
A previsão de arrecadação do município de Campos com a concessão da BR-101 através da cobrança de ISS será de aproximadamente R$ 2 milhões por ano. Este valor será fruto da alíquota de 5% cobrada nas duas praças de pedágio instalada no município, uma em Guandu e a outra na localidade de Serrinha.
Previsão de arrecadação com a concessão da BR-101
Projeções e cálculos feitos indicam que a concessionária que explorará o trecho da BR-101 entre Campos e o Rio de Janeiro deverá receber no período de 25 anos entre R$ 2,5 a R$ 3 bilhões nas cinco praças de pedágio instaladas ao longo dos 320 quilômetros da concessão.
Com este volume de arrecadação, este trecho da BR-101, passaria a ser a segunda rodovia em arrecadação de pedágios no país ficando atrás somente da Via Dutra que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.
Na versão do blog Kibe Loco
Todo mundo já sabe que foi "o maior show de todos os tempos"; "uma festa do rock n' roll" e "uma celebração de paz"... Paz?Bem, nem tanto:
O Corpo de Bombeiros realizou mais de 600 atendimentos durante o show dos Rolling Stones, realizado sábado à noite na praia de Copacabana.
"Foi um inferno com 'I' maiúsculo", disse Marcos Silva, subcomandante-geral dos Bombeiros.Além de centenas de casos de coma alcoólico e brigas, o levantamento dos bombeiros inclui ainda 28 afogamentos, um resgate marítimo, um atropelamento, 200 ocorrências policiais, 33 furtos, três pessoas esfaqueadas e até um parto.
***Por tudo isso, o Kibe Loco resolveu inovar e lança um selo "comemorativo" diferente dos demais. Uma edição exclusiva para os mais de 600 felizardos que, em vez de ouvir "Satisfaction", escutaram sirenes:
50% decididos
O candidato do PMDB à prefeitura de Campos Geraldo Pudim disse em entrevista agora a pouco no programa De olho na cidade da rádio e Tv Litoral que não há nenhuma chance de das eleições serem novamente suspensas. Pudim disse ainda que a partir de pesquisas que seu partido dispõe, apenas nesta última semana, as pessoas estão começando a acreditar que realmente vai haver eleições e de que atualmente 50% dos eleitores campistas já definiram o seu candidato.
Adiamento
Apesar dos pedidos de apoio que dois candidates, Feijó e Mocaiber fizeram em festa ontem de colunista no Grussaí Praia Clube, a informação mais qualificada que circulou foi a de que a eleição de prefeito deve mesmo ser adiada esta semana. Pode ser papo-furado de festa, mas a semana pré-carnavalesca promete.
Lembro que máscara é instrumento de carnaval e não da política.
domingo, fevereiro 19, 2006
Vale a conferida
Gosto de idéias novas. Esta entrevista publicada hoje em O Globo levantou questões interessantes. Ele é consultor do Banco Mundial e da ONU, seu nome Ricardo Neves. Está lançando o livro “Pegando no tranco — O Brasil que você nunca pensou”. Veja aqui toda a sua entrevista que eu resumo neste trecho:
"Há três aspectos que desarticulam a sociedade: 60% dos trabalhadores estão na informalidade; 13 milhões de imóveis não têm títulos de propriedade; e há dez milhões de empresas informais".
sexta-feira, fevereiro 17, 2006
Advinhem!
BR-101 – A ANTT amplia o número de audiências públicas
Além de Brasília e São Paulo haverão agora mais quatro audiências públicas para ascultação da sociedade inclusive uma, no dia 6 de março, às 15 horas, no auditório da Firjan no Rio de Janeiro. Também foi prorrogado o prazo para sugestões pela Internet até dia 3 de março às 18 horas, aqui.
Se você quiser assistir uma exposição em Power-point sobre a concessão clique aqui.
Veja abaixo a complementação do aviso de audiência pública divulgada no site da ANTT http://www.antt.gov.br/ que é o órgão regulador responsável pelo processo de licitação da concessão:
O Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, no uso de suas atribuições regimentais, de acordo com a Deliberação nº 038, de 15 de fevereiro, comunica que foram alterados os locais, datas e horários da Audiência Pública nº 035/2006, que objetiva colher contribuições sobre as minutas de Edital e de Contrato de Concessão, para as outorgas da 2ª Etapa do Programa de Concessão de Rodovias Federais, conforme a seguir especificado:
- Brasília – DF, 20.2.2006, segunda-feira, das 15 às 18 horas, no Auditório da ANTT - SBN – Quadra 2 – Bloco “C” – 3º andar.
- São Paulo – SP, 22.2.2006, quarta-feira, das 15 às 18 horas, no Auditório da FIESP – Av. Paulista, 1313, 4º andar.
- Curitiba – PR, 23.2.2006, quinta-feira, das 15 às 18 horas, no Auditório Caio Amaral Gruber, da FIEPR – Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico.
- Rio de Janeiro – RJ, 6.3.2006, segunda-feira, das 15 às 18 horas, no Centro de Convenções da FIRJAN – Av. Graça Aranha, nº 1 – 2º andar – Centro.
- Belo Horizonte – MG, 7.3.2006, terça-feira, das 15 às 18 horas, no Edifício FIEMG Trade Center – Rua Timbiras, 1200, Auditório do 2º andar – Bairro Funcionários.
- Florianópolis – SC, 9.3.2006, quinta-feira, das 15 às 18 horas, no Auditório da FIESC – Rodovia Admar Gonzaga, 2765, Bairro Itacorumbi.
Sem prejuízo de manifestações durante a Audiência, os interessados poderão encaminhar contribuições e sugestões, pela Internet, até as 18 horas do dia 3 de março de 2006.
Pensando e escrevendo ou o contrário...
Acabei de postar ao lado na seção “Meus últimos artigos” o que está publicado hoje na Folha da Manhã, que fala dos sete anos da atividade de articulista de jornal. Leia e comente.
Entreouvindo
Hoje numa loja de material de construção ouvi de um cidadão: “depois reclamam de Lula. Na época de FHC o cimento chegou a R$ 17,00 e agora está a R$ 10,00; o pacote de 5 quilos de arroz que chegou a R$ 11,00 hoje está a R$ 8,00”.
As eleições de outubro parecem já estar na rua ou seria o reflexo da eleição local?
Saia justa
O advogado Maurício Costa deixou João de Oliveira e Jorge Luiz do Programa “De olho na Cidade” na Rádio Litoral de saia justa. Não sei para quem ele advoga atualmente, mas ao ser entrevistado bateu pesado na Auto Viação 1001 questionando o preço de R$ 40,00 da passagem de Campos ao Rio de Janeiro, quando a Viação Itapemirim, segundo ele, cobra de Cachoeiro do Itapemirim ao Rio de Janeiro, com mais 100 quilômetros de distância, o valor de apenas R$ 20,00. Foi visível o constrangimento. Acredito que todos sabem dos questionamentos que se faz do estreito relacionamento do casal de governadores com os donos da citada empresa.
O constrangimento aumentou e o encerramento da entrevista parece ter sido acelerado quando o mesmo advogado disse que as coisas são muito relativas e que ele antes questionava os valores dos shows que a prefeitura de Campos contratava, mas que ele viu que pelos mesmos shows a prefeitura de São João da Barra estaria pagando um valor maior e que lá era uma prefeitura controlada pelo PMDB. Apesar de ter sido questionado foi impossível disfarçar o mal estar.
quinta-feira, fevereiro 16, 2006
É cada vez mais provável novo adiamento das eleições
Com a decisão tomada pelo TSE sobre novas eleição de prefeito numa cidade de Goiás sob a alegação de prejuízo irreversível para o prefeito eleito em 2004 e depois cassado, fica cada vez mais evidente que este deverá ser o mais provável posicionamento do tribunal.
Há algumas diferenças nos dois processos, de qualquer forma, também fica mais provável a não concordância do tribunal para a recondução de Campista e Toninho Viana aos cargos de prefeito e vice.
Especula-se de que nesta altura dos acontecimentos, a decisão do adiamento interessaria também ao grupo de Garotinho e Pudim. A decisão tomada ontem pelo TSE pode retirar Pudim do páreo. Se a decisão viesse antes da possível eleição, o partido poderia substituí-lo. Se vier depois ele perde o direito da posse podendo o segundo lugar assumir ou ainda ser determinada a realização de nova eleição. Para decidir que rumo tomar, o PMDB, considerando que neste intervalo ainda tem as prévias no dia 19 de março em Garotinho vai concorrer, não fica difícil imaginar que também o PMDB já considere o adiamento um alívio.
Divulgada movimentação no processo de Campista
SECRETARIA JUDICIÁRIA - 16/02/2006 - 18:41:54 - Para juntada de informação.
COORD. DE REGISTRO E INFOR.PROCESSUAIS - 16/02/2006 - 18:43:36
Informação 29/06 - CRIP/SJ nos autos. Cumprido despacho da Presidência.
COORD. DE REGISTRO E INFOR.PROCESSUAIS - 16/02/2006 - 18:44:10
Para conclusão ao Presidente.
SECRETARIA JUDICIÁRIA - 16/02/2006 - 18:46:05
Conclusos ao Ministro Gilmar Mendes, Vice Presidente no exercício da Presidência.
SECRETARIA JUDICIÁRIA
16/02/2006 - 20:21:16 - Para redistribuir
COORD. DE REGISTRO E INFOR.PROCESSUAIS - 16/02/2006 - 20:37:35
Relator: GOMES DE BARROS - Redistribuição por determinação do Presidente
COORD. DE REGISTRO E INFOR.PROCESSUAIS - 16/02/2006 - 20:58:39
Para conclusão ao Ministro Relator.
SECRETARIA JUDICIÁRIA - 16/02/2006 - 21:03:21
Conclusos ao Ministro Relator (2 Volumes).
Observa-se que por ordem do presidente o processo voltou para outro relator Gomes de Barros. Com isso a decisão sobre o mesmo provavelmente ficará para semana que vem. Esta decisão foi publicada agora às 21:03:21.
TSE divulga agora decisão semelhante a de Campista
O TSE acaba de divulgar sentença em Medida Cautelar pedida pelo prefeito afastado da cidade de Damianópolis, GO em situação semelhante a de Campista. Ele concedeu em parte a liminar suspendendo nova eleição, mas não permitindo a volta ao cargo do prefeito anteriormente eleito. O advogado deste processo é o mesmo de Campista.
Por conta desta decisão imagina-se que a decisão de Campista possa sair ainda hoje.
Reunião do STF adia decisão do TSE
O fato de ter havido reunião do STF, que absorve parte dos ministros do TSE para decidir uma questão que envolve muitos interesses como é o caso do nepotismo no judiciário, que já foi decidido, o julgamento da Medida Cautelar que pede a reintegração de Campista deve ser adiada. Além disso, no TSE hoje houve posse de um novo membro, também ministro do STF indicado por Lula, Joaquim Barbosa.
Por tudo isso, a decisão sobre o pedido de Campista pode ocorrer amanhã, mas o mais provável é que fique para semana que vem.
PS.: Ao lado fotos da posse do ministro-substituto, divulgada pelo TSE.
Cadastro na ANP
Decisão da ANP que envolve interesses da região foi publicada no Diário Oficial da União de ontem e divulgada pelo Globo Online:
"Produtores e Cooperativas de álcool combustível terão que se cadastrar na ANP
RIO - Produtores e Cooperativas de álcool etílico combustível terão agora que se cadastrar na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e ficarão obrigados a lacrar compartimentos de veículos utilizados no transporte do produto, manter documentação e notas fiscais à disposição de agentes da fiscalização e enviar ao órgão regulador, até o dia 15 de cada mês, informações de venda de álcool etílico".
quarta-feira, fevereiro 15, 2006
Processo de Pudim no TSE
Abaixo você pode ver a máscara doprocesso de Pudim decidido no último dia 9 e publicado hoje no site do TSE. Ao final da imagem você pode ler o teor completo da decisão que ainda necessita ser interpretada por quem de direito. Ela pode explicar mais pouco dos "comentários" que se espalharam na cidade durante o dia. Se você quiser ter melhor resolução é só clicar sobre a imagem. Mais abaixo depois da imagem está transcrito sob a forma de texto toda a decisão do ministro do TSE.
D E C I S Ã O
O Juiz Eleitoral do município de Campos dos Goytacazes condenou o Diretório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) ao pagamento de multa por propaganda eleitoral irregular em ato público realizado no dia 1º de maio de 2004.
O Tribunal Regional Eleitoral deu provimento parcial a um dos recursos, para reduzir o valor da pena pecuniária imposta a um dos recorrentes e provimento total ao outro para excluir os outros recorrentes do feito. Esta a ementa do Acórdão (fl. 202):
“EXCLUÍDO DO FEITO OS RECORRENTES LUIZ ROGÉRIO G. MAGALHÃES E PAULO DE SOUZA ALBERNAZ POR NÃO SEREM CANDIDATOS ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. QUANTO AOS OUTROS RECORRENTES, RESTOU EVIDENCIADA A ILICITUDE DA PUBLICIDADE VEICULADA, PORÉM, EM RELAÇÃO A ESTES ÚLTIMOS, A MULTA DEVE SER REDUZIDA AO MÍNIMO LEGAL.”
Opostos dois embargos de declaração, um deles não foi conhecido por ser intempestivo; ao outro foi dado provimento. O Acórdão deste último está assim ementado (fls. 254):
“EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. CONHECIMENTO. OCORRÊNCIA DE PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA. O CANDIDATO E O PARTIDO DEVEM SER RESPONSABILIZADOS, SOLIDARIAMENTE, AO PAGAMENTO DA MULTA IMPOSTA. No Recurso Especial, os recorrentes alegam que:
a) violação do art. 36, § 3º da Lei 9.504/97, da Resolução TSE nº 21.610/04, do art. 45 da Lei 9.096/95 e do art. 5º, inciso XVI da CF/88;
b) há dissonância entre o decidido no Acórdão recorrido e a jurisprudência do TSE;
c) não houve propaganda eleitoral irregular, mas apenas atos de promoção pessoal que não autorizam a aplicação da multa prevista na legislação eleitoral;
d) não existe, nos autos, comprovação da autoria da propaganda ou do prévio conhecimento do beneficiário;
e) a condenação por presunção contraria a jurisprudência do TSE. Em razão da necessidade de revolvimento de matéria de fato e não-comprovação de dissídio jurisprudencial, negou-se seguimento ao Recurso Especial.
No Agravo de Instrumento, os agravantes alegam que
a) não pretendem o reexame dos fatos e das provas, “(...) mas tão-somente reconhecer o dissídio jurisprudencial existente, no que tange a caracterização de propaganda eleitoral, bem como demonstrar que os V. Acórdãos nº 26.231 e 28.241 feriram a legislação eleitoral...” (fls. 3-4);
b) a decisão presidencial “ultrapassou o juízo de admissibilidade do recurso especial interposto e adentrou no mérito deste (...)” (fl. 4).
c) não há provas para embasar a condenação;
d) a divergência jurisprudencial está fartamente demonstrada pelos acórdãos paradigmas e a condenação dos agravantes “foi baseadas em presunções, quer quanto a uma suposta utilização do ato público como comício, quer quanto à autoria e o seu prévio conhecimento” (fl. 5).
Sem contra-razões.
O Ministério Público Eleitoral opina pelo não-provimento do Agravo (fls. 364-367).
Decido.
Não se verifica a alegada invasão da competência do TSE pela decisão agravada, que se limitou ao exame dos pressupostos gerais e constitucionais do recurso.
Não está caracterizado o dissídio, pois ausente a similitude, na medida em que os acórdãos trazidos a confronto tratam de hipótese diversa da discutida nos autos.
Por outro lado, o acórdão impugnado entendeu caracterizada a materialidade da propaganda tida por irregular. Rever esse entendimento demanda o reexame dos fatos e das provas, algo inviável no recurso especial (Súmulas 279/STF e 7/STJ).
Por outro lado, como destacado no parecer lançado pelo Vice-Procurador-Geral Eleitoral, Dr. Mário José Gisi, cujos fundamentos adoto como razão de decidir:
Quanto ao entendimento dos recorrentes, de que foram condenados por presunção de que teriam conhecimento da propaganda eleitoral extemporânea, cuida-se de alegação insuscetível de acolhimento, uma vez que a prova do prévio conhecimento acerca da propaganda irregular não constitui pressuposto para condenação em razão de propaganda eleitoral consistente em comício realizado pelo próprio condenado, tendo em vista a obviedade do conhecimento da propaganda.
Por derradeiro, mostra-se inviável a apreciação da divergência que afirmam os recorrentes existir entre as decisões dessa Corte e o acórdão recorrido.
É que o cotejo analítico exigido em face da Súmula 291/STF demanda a identidade fática entre os acórdãos confrontados. No entanto, como já dito, imperioso seria, para a precisa identificação do fato que dera ensejo ao ajuizamento da representação, o reexame das provas, tendo em vista constar do acórdão recorrido, quanto aos fatos, apenas que o segundo recorrido teria participado de comício, em que teria realizado propaganda eleitoral extemporânea, o que impossibilita a confrontação fática entre o acórdão recorrido e as decisões paradigmas” (fl. 366).
Nego seguimento ao agravo de instrumento (RI-TSE, art. 36, § 6º).
Publique-se.
Intimem-se.
Brasília, 09 de fevereiro de 2006.
MINISTRO HUMBERTO GOMES DE BARROS
Pedido de reintegração de Campista deverá ser decidido amanhã no TSE
Campista e Toninho Vianna através do advogado José Eduardo R. Alckmim deram entrada hoje às 15:57 num pedido reunido em dois volumes no pedido de reintegração no cargo de prefeito e vice-prefeito de Campos.
A Medida Cautelar de Nº 1781 que tem como relator o ministro Gerardo Grossi, foi submetida pelo relator a exame e decisão do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, o mesmo que concedeu através de liminar a suspensão do calendário eleitoral de dezembro passado determinado pelo TRE-RJ. Tal processo foi divulgado agora às 19:57 no site do TSE. O mais provável é que a decisão seja proferida amanhã.Talvez seja este o motivo da boataria que correu solta hoje pela cidade.
Talvez seja este o motivo da boataria que correu solta hoje pela cidade.
Rosinha lança usina, mas quem financia é o BNDES
A nova usina de cana-de-açúcar que a governadora lançou ontem em Barra Seca na estrada que liga Campos a Gargaú passando pela antiga usina São João, terá aproximadamente R$ 200 milhões do total de investimentos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do governo federal. Além disso, o programa que o governo estadual tambem anunciou ontem do tipo Rio Cana e Moeda Verde e que deverá ter aporte de R$ 10 milhões a serem emprestados aos produtores de cana com juros de apenas 2% ao ano, também terá o suporte de outro banco federal, o Banco do Brasil.
A entrada em funcionamento do empreendimento deverá durar até três anos e prevê a moagem de 2 milhões de toneladas anualmente para a produção de 45 milhões de litros de álcool e 207 mil toneladas de açúcar. A grande questão a ser resolvida na região é o plantio de cana para abastecimento destas unidades de processamento da cana-de-açúcar.
BR-101
Veja aqui no Blog da Cidade 21 o que a entidade está propondo de mudança e inclusão no edital de concessão dos 320 Km da BR-101 Norte. A Cidade 21 apresentará esta proposta de constituição de um Conselho de Usuários para todos os sete trechos de rodovias que serão concedidas através deste edital.
O documento será apresentado para discussão na reunião que a Comissão Pró-vida na BR-101 fará hoje às 18:30 na Sociedade de Clínica Médica.
Há cinco anos a Cidade 21 através de representação ao Ministério Público Estadual propôs a mesam iniciativa (Conselho de Usuários) para acompanhar, fiscalizar e propor ações no contrato de concessão entre a Prefeitura de Campos e a concessionária de água e esgoto local, a empresa Águas do Paraíba. Depois de longo debate, audiências públicas, inquérito, etc. a empresa se mostrou, em conversa informal, interessada na implantação do Conselho, mas disse que não poderia fazer isso à revelia do poder concedente, no caso a Prefeitura, a quem imaginávamos que mais interessaria a questão, já que ao contrário do governo federal ou estadual, a prefeitura não possui nenhum órgão regulador, como as Agências Reguladoras.
Disputa eleitoral estimula busca de saída salomônica para localização do Pólo Petroquímico
Fontes bem informadas dão conta de que técnicos da Petrobras intensificaram estudos para identificar viabilidade técnica-econômica-ambiental em outro espaço do estado do Rio de Janeiro, que não seja nem Itaguaí e nem Campos para ser a sede do Pólo Petroquímico.
É lógico que a disputa eleitoral em que as lideranças políticas de nosso município estão envolvidas enfraquece a mobilização para trazer para cá o empreendimento. Nenhum empresário vai dar atenção a compromissos que prefeitos interinos ou candidatos possam dar como oferta de contrapartida para trazer o empreendimento. Tal avaliação pode significar aquilo que alguns chamavam de saída salomônica para o problema da localização da sede do pólo petroquímico. Em meio à caça de votos fica difícil o trabalho suprapartidário e comunitário a favor da vinda do Pólo Petroquímico.
"É o samba do carnavalesco doido"
A Folha Online acaba de divulgar matéria sobre o fato de Garotinho ser tema de 6 das 11 escolas de samba de Campos. A reportagem é do jornalista Raphael Gomide da sucursal da Folha de São Paulo no Rio de Janeiro.
Veja abaixo alguns trechos da matéria e ela completa você pode ver clicando aqui:
"É o samba do carnavalesco doido. A maioria das escolas de samba de Campos dos Goytacazes, a 279 km do Rio, tem como tema o ex-governador Anthony Garotinho, pré-candidato do PMDB à Presidência e nascido na cidade do norte fluminense. "Político do povo, poeta popular, guerreiro do sol que nasceu sob a luz da magia na Lapa e vai da planície goytacaz ao Planalto, entre sonhos, lutas e vitórias."
É assim que, em ano de eleição, Garotinho vai ser retratado pelas escolas de samba de Campos, seu reduto eleitoral que terá novo pleito municipal em 12 de março de 2004 foi anulado.
Apesar de ser rival de Garotinho, a prefeitura vai contribuir com R$ 35 mil para cada escola do Grupo Especial --cujos gastos no Carnaval atingem em média R$ 300 mil. Será liberado R$ 1 milhão para 50 sociedades carnavalescas da cidade."
O valor é o mesmo de 2004 e R$ 100 mil superior ao do ano passado. Se houvesse retaliação política, a gente não dava nada. Somos adversários ferrenhos, mas, se Garotinho vier na avenida, eu o receberei com elegância", disse Nilson Maria, presidente da Fundação Teatro Trianon, que cuida do Carnaval e da verba.
O dinheiro deve sair hoje ou amanhã. Ele vê, porém, uso político. "Acho que é propaganda eleitoral, fico constrangido", afirmou Nilson Maria.
O procurador eleitoral do Rio Rogério Nascimento afirmou à Folha que o Ministério Público Federal só poderia agir em caso de haver eventual propaganda eleitoral extemporânea se algum partido fizer representação no Tribunal Superior Eleitoral".
Pesquisa sobre a melhoria da qualidade da educação pública brasileira
O Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE-PR) junto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, vinculado ao Ministério da Educação - MEC, iniciou um amplo estudo sobre a qualidade da educação básica no Brasil, nas escolas públicas, apontado como prioritário entre os 50 temas estratégicos tratados no Projeto Brasil 3 Tempos.
Na primeira etapa deste estudo está realizando uma pesquisa chamada de “Prospecção Estratégica - Qualidade da Educação Básica nas Escolas Públicas do Brasil” onde 11 temas estão sendo indagados, de qualquer cidadão seja ele, profissional da área, aluno, pai de aluno, etc. diversas questões para saber a sua opinião e importância na prioridade de implantação. Lembrando ainda que a mesma é focada na educação básica que é aquela que abrange desde a educação infantil (inclusive a pré-escola), o ensino fundamental (da 1ª à 8ª séries) e o ensino médio (da 1ª à 3ª séries).
Entre os temas pesquisados estão: turno único; inclusão digital; laptop por aluno; formação inicial e continuada de professores; remuneração diferenciada para docentes; repasse de verbas aos municípios; agentes comunitários de educação; assistência aos alunos do ensino médio e Gestão escolar democrática.
Se você quiser colaborar e/ou conhecer melhor o que estão querendo fazer para melhorar a qualidade da educação pública clique aqui. Há propostas bastante interessantes. Esta pesquisa vai até o próximo dia 26 de fevereiro e é uma fácil e importante contribuição que você, enquanto cidadão, pode dar para na direção da melhoria da qualidade da educação pública brasileira.
É bom lembrar que boas propostas de políticas públicas não são aquelas fabricadas por tecnocratas presos em gabinetes e sim àquelas que são amplamente discutidas e abertas à participação dos cidadãos.
terça-feira, fevereiro 14, 2006
Notas das escolas de Campos no Enem
O MEC, Ministério da Educação pela primeira vez disponibilizou em seu site (veja aqui) as notas médias por escola e por município cujos alunos participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Em Campos as doze primeiras colocações ficaram assim distribuídas entre as escolas, incluindo as da rede federal, estadual, municipal e particular:
1) Pró-Uni – 67,87 (72 participantes);
2) Censa – 62,56 (111 participantes);
3) Alpha – 62,48 (78 participantes);
4) Cefet – 62,14 (325 participantes);
5) Dom Bosco – 61,61 (46 participantes);
6) Externato Campista – 54,57 (26 participantes);
7) Bartholomeu Lysandro – 53,14 (27 participantes);
8) Cefa – 50,15 (33 participantes);
9) E. M. Albertina Azeredo Venâncio – 46,12 (15 participantes);
10) E.T.E. João Barcelos Martins – 46,26 (154 participantes);
11) Liceu – 45,46 (325 participantes);
12) ISEPAM – 45,44 (57 participantes).
A surpresa na lista foi a presença da E. M. Albertina Azeredo Venâncio com resultado superior às escolas públicas mais conhecidas como o Liceu e o Isepam. Como não é obrigatória a participação no exame deve ser levado em conta na análise o número de participantes de cada instituição, pois um número baixo pode mascarar o resultado médio da escola.
Participaram do Enem 1,9 milhão de jovens em todas as regiões do país sendo em torno de 85% oriundos de escola pública. A nota média nacional foi de 43,85 e no estado do Rio de Janeiro foi de 46,21.
Ganha quem erra menos
Em eleição majoritária vence não necessariamente quem acerta mais e sim quem erra menos. Neste quesito enquanto Pudim esconde Garotinho e expõe Rosinha, Feijó trouxe a Campos o governador Alckmim para lhe dar apoio e não sei se alcançou o objetivo pretendido. Por aqui, quem vota em Garotinho já escolheu Pudim. Alckmim pode ter avaliado que Garotinho não ganhará as prévias e por isso está se olho no seu eleitorado, porém, fazendo isso, veio aqui pegar dividendos e não ajudar o candidato do seu partido.
Ele poderia apenas dizer que conhece Feijó, que este merece ser o prefeito da cidade e que pode ajudá-lo caso ambos se elejam eleitos. Porém, preferiu na terra do "Little-boy" que tem aqui o candidato mais forte, falar mal de Lula. Com isso além de não produzir nada de novo para Feijó na sua campanha local apenas falou mal do presidente exatamente na semana em este, pela pesquisa que acabou de ser divulgada da CNT/Sensus, abriu 10% de vantagem sobre Serra e 25% sobre o próprio Alckmim.
Sobre a disputa com Pudim, caso as eleições sejam confirmadas, o que todos os outros candidatos podem desejar é polarização com Pudim. Foi assim que Campista ganhou dele no segundo turno de 2004.
segunda-feira, fevereiro 13, 2006
Juiz Paulo Assed pede afastamento do processo eleitoral
O juiz Paulo Assed Estefan que é uma pessoa que tem uma reputação invejável em nossa cidade deverá pedir afastamento do processo eleitoral do município por ser primo da governadora. O Globo Online noticiou há 13 minutos atrás:
"Primo da governadora, juiz pede afastamento das eleições de Campos
Maiá Menezes - O Globo
RIO - O juiz da 98ª Zona Eleitoral de Campos, Paulo Assed Estefan, pedirá nesta terça-feira ao presidente do TRE, desembargaor Marlan de Moraes Marinho, afastamento provisório da função, até as eleições no município, marcadas para 12 de março. Primo da governadora Rosinha Garotinho, ele não atuou nas eleições de 2004 porque estava em licença médica, depois de um acidente de trânsito. A situação do juiz foi discutida na sessão plenária desta segunda-feira no TRE. O presidente do órgão afirmou que o afastamento de Paulo Assed seria uma "medida preventiva.
O corregedor regional eleitoral, juiz Jayme Boente, ligou para Paulo Assed manifestando a preocupação. O juiz de Campos informou, então, que vai oficializar o afastamento e, na sessão Plenária de quinta-feira, o TRE vai designar o substituto".
Efeito do distanciamento de Garotinho
Pode haver eleição ou não. Independente das decisões dos tribunais é inegável o crescimento da campanha de Pudim na classe média e em parte da elite campista. O arrastão feito no final de semana nas praias de São João da Barra e na região da Pelinca parece estar surtindo efeito. É enorme o número de carros sofisticados, as caminhonetes cabine-dupla com adesivos do candidato do PMDB.
Pesquisas qualitativas certamente apontaram que o distanciamento de Garotinho de sua campanha era um importante ingrediente para este resultado. Com isso Pudim trabalha firme para tentar alcançar os 12 mil votos que faltam para tentar resolver a eleição no primeiro turno, caso ela seja efetivamente confirmada.
Congresso também não analisa o reajuste dos docentes federais
A polêmica convocação extraordinária do Congresso Nacional que se encerra amanhã que não votou o orçamento deste ano também não votou o projeto de lei encaminhado pelo executivo após acordo que pôs fim à greve dos docentes das universidades federais e do cefets.
Com isso o reajuste que foi previsto a partir de primeiro de janeiro até hoje não foi pago. Os professores do Cefet e da Uff continuam esperando e a culpa não é mais do governo.
PSDB estuda pesquisa para escolher seu candidato
O governador mineiro Aécio Neves informou hoje que o PSDB já tem em mãos os resultados da pesquisa de opinião sobre as eleições presidenciais encomendada pelo Partido.
Segundo o governador mineiro, o trabalho do Partido nos próximos dias será o de realizar um amplo estudo partidário com aprofundamento e análise dos dados em todos os sentidos, envolvendo não só os números, mas também as possibilidades de crescimento dos pré-candidatos, vulnerabilidades de cada um etc.
A notícia foi veiculada hoje pelo site “Política para Políticos”.
Cotas nas universidades - discriminação positiva ou política afirmativa
Acabo de ser entrevistado pela Inter Tv que quis saber minha opinião sobre a proposta que está em debate no Congresso nacional que estabelece a cota de 50% das vagas nas universidades públicas seja para alunos que cursaram todo o ensino médio também em escola pública.
Considero uma medida interessante. Ela passa a idéia de que a sociedade brasileira está buscando meios para incluir determinados setores, que estão excluídos das oportunidades que são dadas majoritariamente aos ricos e brancos. É uma medida polêmica, mas bom que se possa, pelo menos, colocá-la em debate.
Segundo os juristas se trata daquilo que alguns chamam de discriminação positiva que atualmente passaram a ser chamadas de política afirmativa.
É preciso que as instituições, as universidades públicas, tenham critérios claros e transparentes na implantação desta política, sob pena de se criar mais distorções e até ilegalidades. Além disso, as cotas devem ser vistas como uma medida emergencial e deve também ser acompanhada de outras ações que garantam a melhoria gradativa do ensino público na educação básica.
Imagino que a maior procura, especialmente pelo ensino médio público, pode levar a que uma parte da classe média que hoje coloca seus filhos na escola particular a voltar para a escola pública e com isso ajudar, através de cobranças aos órgãos de governo responsáveis por este ensino, a melhorarem a qualidade deste nível de ensino, através da capacitação dos profissionais da educação e da adequação e melhoria da estrutura oferecida aos docentes que militam neste nível de ensino.
No caso de Campos, até onde sei, as universidades públicas locais a Uenf, o Cefet e o curso de Serviço Social da Uff, independente desta proposta, já têm a maior parte dos seus alunos oriundos de escolas públicas.
Os reitores das universidades federais, algumas delas com programa já implantado, têm defendido um período de implantação do regime das cotas num período mais longo do que o de quatro anos proposto pelo projeto.
Rigotto x Garotinho
No blog do Noblat, ele está fazendo uma enquête, que, embora, com uma pergunta de certa forma tendenciosa, na opinião pública em geral, pelo menos a que acessa internet e lê blogs, Rigotto dá um banho em Garotinho.
Veja a pergunta e o resultado até aqui.
Na sua opinião, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, é melhor do que Garotinho para disputar as eleições presidenciais pelo PMDB?
Sim 85%;
Não 15%.
Resgate em São João da Barra
Recebi de Bruno Costa diretor de jornalismo da secretaria de Comunicação Social do município e meu ex-aluno no Cefet, um release que descreve o resgate de um pescador feito pelo Grupamento de Apoio Marítimo, Defesa Civil, secretaria de Pesca e secretaria de Saúde.
O resgate no mar do pescador Ediney Martins de Almeida, 30 anos, se deu no sábado. O pescador já estava há quase uma semana em alto-mar e passava muito mal. Uma lancha inflável do Grupamento Marítimo, com apoio da Defesa Civil, interceptou a embarcação “A Fortaleza 2º” que estava a 20 minutos da costa e tinha quatro tripulantes pescando perto da plataforma quando pediram socorro pelo rádio, sendo captado pela Escoam — Estação Costeira de Apoio Marítimo — ligada à secretaria de Comunicação que imediatamente fez contato com a secretaria de Pesca, Defesa Civil e Grupamento Marítimo. O Resgate, que funciona como uma UTI Móvel, também foi chamada para prestar os primeiros socorros.
O pescador Ediney, muito debilitado e tonto, disse que achava estar com alguma virose e que não estava se alimentando bem. O pescador foi medicado por Jadir Ferraz na UTI Móvel e encaminhado ao Pronto Socorro de São João da Barra onde ficou em repouso e passa bem.
PS.: A foto ao lado é também da secretaria de Comunicação Social da PMSJB.
Semana decisiva
A semana que começa hoje, doze de fevereiro, quando se fica a um mês das eleições marcadas pelo TRE-RJ para Campos será decisiva para aqueles que esperam que a mesma possa ser anulada, ou melhor, novamente suspensa. Aguardemos os fatos!
Personagem da semana
Há mais de trinta anos está no ramo. Aprecia o que faz e gosta da onde mora. Já morou um tempo no Rio de Janeiro quando pretendeu tomar rumo nos estudos. Tem uma clientela fiel e um ambiente que infelizmente nem sempre pode contar com sua simpática companhia.
Este é o Ricardinho do Pontal o personagem da semana.
quinta-feira, fevereiro 09, 2006
Troca ou venda de voto!
Calma gente, não estou falando de Campos e nem do cheque-cidadão.
É uma foto divulgada pelo site “charges.com.br” de uma faixa estendida na cidade de Manaus.
Economia informal, local estratégico e nota zero
Em nossa cidade ela está indo cada vez mais longe. Aí está uma imagem que mostra um cartaz de propaganda de roupa íntima feminina colocado na pilastra de um banco na avenida Pelinca e que sequer foi retirado à noite. É do proprietário de uma caminhonete cabine dupla que estaciona o veículo cedinho todo dia no mesmo ponto há mais de três anos e que vende produtos conforme a época. Quando chove guarda-chuva, muito sol, bonés, chapéus, etc.
Ainda na mesma foto você pode ver uma banca de jornal ao fundo, que não tenho nada contra, mas, que foi colocada em local inadmissível, pois impede que o motorista que sai da avenida Pelinca e dobra na rua Conselheiro José Fernandes possa enxergar toda a rua e seus transeuntes pela localização estratégica da banca. Estratégica em termos comerciais, aliás, quem autorizou fez negócio de pai para filho, mas em termos urbanos e de preocupação com o cidadão tirou nota zero.
Uma idéia
Quando ouvi que novo Fórum ia ser construído e numa área enorme com a da avenida XV de novembro, pensei que poderia ser interessante levar para lá todo o setor jurídico, as comarcas, Varas Cíveis, de Família, Defensoria Pública, Ministério Público, etc.
Imagine o charme que seria ter aquela área exclusivamente para cultura, Vila Maria, o Liceu e sua praça e o antigo Fórum como um baita Centro Cultural.
Veja a foto noturna feita ontem deste belo e conhecido prédio e imaginem o seu potencial enquanto Centro Cultural.
Cometem a idéia e diga se é extravagante. Este blog está necessitado de comentários!
quarta-feira, fevereiro 08, 2006
Pós graduação de qualidade - II
Na Uniflu-Fafic sob a coordenação do competente Vitor Menezes a pós-graduação Lato Sensu será em Linguagens Jornalísticas. As inscrições já estão abertas e algumas das disciplinas serão: Teorias do Jornalismo; História do Jornalismo Brasileiro e Jornalismo Especializado com ênfases em assuntos que na maioria dos casos coincidem com as editorias nas quais são atualmente são divididos os órgãos de imprensa: Jornalismo Literário e Cultural; Jornalismo Político e Econômico; Jornalismo Esportivo; Jornalismo Online; Jornalismo Científico e Ambiental; Jornalismo Investigativo e Jornalismo de Assessoria.
Com estas e outras pós-graduações de qualidade, a nível de especialização, mestrado e doutorado, o município vai deixando de ser um ajuntamento de faculdades, que significa na melhor das hipóteses, um pólo de ensino superior, para ingressar numa nova era com a ampliação da pesquisa, o que eleva o pólo para, o que os mais exigentes chamam de, Pólo Acadêmico. Oxalá!
Pós graduação de qualidade
Além do anúncio da aprovação pela Capes (MEC) do mestrado em Engenharia Ambiental do Cefet Campos, duas especializações de qualidade vão ter as inscrições abertas nos próximos dias. Na Uff em Campos especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, com inscrições de 13 a 24 de fevereiro, tendo como algumas disciplinas: Sociedade, Cultura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional; Políticas Públicas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional; Gestão Territorial; Paradigmas das Ciências Sociais e Direito Ambiental. O curso terá na coordenação o professor José Luiz Vianna da Cruz.
Comissão Pró-vida na BR-101 discutirá edital de concessão
Na próxima quarta-feira dia 15 de fevereiro, às 18:30, a Comissão Pró-vida na BR-101 se reunirá na Faculdade de Medicina de Campos para discutir o Edital de Licitação dos 320 quilômetros da estrada na região.
A Ong Cidade 21 proporá a constituição de um Conselho de Usuários que terá a finalidade de acompanhar todo o processo de concessão da estrada, o cronograma de obras na rodovia, a receita da concessionária, a proposição de medidas necessárias ao aumento da segurança na rodovia, a discussão de correções futuras das tarifas de pedágio entre outras atribuições.
A Comissão Pró-vida discutirá ainda a possibilidade participação em uma das duas audiências públicas que será realizada dia 20 de fevereiro em Brasília ou 22 de fevereiro em São paulo e será coordenada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). É possível também que a Comissão opte por formular propostas de alteração do edital diretamente pela Internet no site da ANTT, que você pode acessar clicando aqui.
FHC exagerou
O Marigoni acertou na mosca em sua charge publicada no site da Agência Carta Maior e republicada aqui ao lado.
FHC talvez pela parcimônia dos entrevistadores do programa Roda Viva da TV Cultura exagerou nas críticas ao PT e a Lula. O príncipe da sociologia mais parecia um troglodita. Enfim ele mesmo falou que em política vale mais a capacidade de apostar do que a lógica da ciência. Portanto, concluo que diante das novas pesquisas, ele teme que possa perder os dois candidatos do PSDB. Serra pode não querer mais ser candidato diante do aumento de risco e poderia sobrar para Alckmin perder.
De qualquer forma, FHC que se disse tão preocupado com a democracia e com as instituições, contraditoriamente, na condição de ex-presidente, exagerou!
Delta do Paraíba
TSE mantém cassação do prefeito de Vassouras
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral, em decisão unânime, manteve ontem (07/02) à noite a sentença do TRE do Rio de Janeiro que cassou o mandato do prefeito de Vassouras, Altair Paulino Campos (PMDB) por captação irregular de votos, nas eleições municipais de 2004, em que foi reeleito para cargo. Do site do TSE:
“Os ministros seguiram o voto do relator e presidente da Corte, Gilmar Mendes. Segundo o ministro, houve no caso uma tentativa de fraude eleitoral naquele município, através do desdobramento de obras e licitações, e de repasse de recursos públicos nos três meses anteriores ao pleito,o que é vedado pelo artigo 73, da lei 9.504/97.
De acordo com o entendimento da Corte o início das obras para a construção de casas dirigidas a população de baixa renda e a pavimentação de ruas em período vedado, influiu no resultado da eleição e violou o príncípio de igualdade de oportunidade entre os candidatos. De acordo com os autos do processo, Altair Paulino reelegeu-se com uma diferença de apenas 172 votos em relação ao segundo candidato mais votado, tendo sido sua vitória maior nas zonas eleitorais em que essas obras foram iniciadas.
Na sessão realizada em abril do ano passado, o TRE/RJ determinou também a posse na prefeitura de Vassouras do segundo colocado no pleito, Eurico Júnior (PV)”.
terça-feira, fevereiro 07, 2006
Cresce a arrecadação do ICMS em Campos
As vinte maiores empresas de Campos tiveram uma média mensal de arrecadação de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado pelo governo estadual de R$ 749 milhões de janeiro a setembro de 2005.
Este valor foi 28% maior do que os R$ 585 milhões arrecadados no mesmo período no ano anterior de 2004. Este fator contribuiu para que o percentual de distribuição para o município de Campos aumentasse para 3,326% em 2006.
R$ 113 milhões de ICMS para Campos em 2006
O município de Campos dos Goytacazes deverá receber de repasse da arrecadação de ICMS neste ano, a quantia de R$ 113 milhões provenientes do percentual de 3,326% a que o município tem direito do total de aproximadamente R$ 3,5 bilhões dos 25% que o estado deverá arrecadar este ano com o referido imposto e que são divididos entre os 92 municípios fluminenses.
Campos possui o quarto maior repasse de ICMS do estado. Duque de Caxias com o índice de 8,6% deverá receber R$ 300 milhões e Angra dos Reis com 4,467% terá repasse da ordem de R$ 150 milhões. O maior repasse como não poderia deixar de ser é para a capital que recebe 34,45%, equivalentes a R$ 1,2 bilhão do total de repasses.
Dinheiro com futebol
Um sujeito vira para o outro que havia falado que ganhara dinheiro com futebol, vê o seu tipo de veterano com pernas arcadas e pergunta:
- Em que time você jogou?
No que o outro responde:
- Atrás do gol, eu vendia bolinho de aipim que minha mãe fazia.
Baixa o pano!
Desordem urbana - receita para nós
Em mais uma matéria que o jornal O Globo traz hoje sobre o problema da desordem urbana na capital que alguns preferem chamar de “postura”, é feita uma entrevista com o conhecido sociólogo Luiz Cezar de Queiroz Ribeiro, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da UFRJ que diz que não basta só multar para combater a desordem urbana. Ele defende:
“O mecanismo mais eficaz é o Executivo e o Legislativo promoverem fóruns, chamando a população a debater questões que dizem respeito a seu dia-a-dia e a apresentar sugestões. É preciso criar uma cultura participativa. Na nossa sociedade prevalece uma certa concepção de que se ater a normas não é muito bom. Estamos num país em que as normas nem sempre acompanham os costumes. Outra questão é que há pessoas que aceitam correr riscos, porque sabem que a prática de multar não é sistemática, constante. Logo, é preciso buscar mais legitimidade nas normas para que elas sejam cumpridas”.
As receitas do sociólogo César Queiroz para a capital onde há um Departamento de Controle Urbano que aqui chamam de Postura Municipal caem como uma luva para os nossos problemas na área urbana que já não são tão diferentes da capital, com bicicletas na contra-mão e estacionadas em qualquer lugar, os famigerados carros de som, comércio ambulante sem controle, bancas de jornal no meio das calçadas, outdoors em profusão, etc. Vou relembrar, é preciso conversar e buscar soluções compartilhadas.
Novo artigo e articulista
Ele tem apenas 21 anos e já é formado em Geografia pelo Cefet. Nasceu em Itaocara e mora desde os cinco anos em Macaé. É uma das maiores revelações das graduações do Cefet Campos. Ainda na condição de graduando e bolsista de iniciação científica do Cnpq pelo Cefet, Robson Santos Dias publicou três artigos:
1) Impactos de um setor de alto conteúdo tecnológico em regiões periféricas: o caso da Petrobrás em Macaé-RJ. In: Anais do Simpósio Nacional de Geografia Urbana, Manaus, outubro de 2005;
2) Impactos ambientais causados pela instalação da cadeia produtiva do petróleo e gás e pelo crescimento populacional em Macaé-RJ. In: Anais do Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, Rio de Janeiro, novembro de 2005;
3) Uma análise das transformações espaciais decorrentes da passagem do regime fordista para os regimes de acumulação flexíveis. In: Vértices – Revista técnico-científica do CEFET-Campos (ISSN 1415-2843) volume 6 número 2 Maio-Ago 2004.
É um prazer para este blog abrir espaço para as reflexões do Robson tendo como base para sua análise uma ciência que cada vez dá conta de assuntos mais aprofundados, amplos e complexos como a Geografia.
Seja bem vindo Robson que oferece aos leitores deste blog o artigo que acabo de postar na seção articulistas deste blog. Sei título: “Por um pensar e agir regional” você poder ler clicando aqui.
Amanhecendo na planície
segunda-feira, fevereiro 06, 2006
BR-101 – Veja minuta do edital de concessão
Leia aqui a minuta do Edital de concessão dos 320,1 quilômetros da BR-101. Também neste endereço da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) você poderá dar sugestões e contribuições para mudanças no Edital que valerá. Desta forma, a Audiência Pública que será realizada em Brasília e São Paulo será na prática ampliada para cidadãos que não tenham como estar presentes nas audiências presenciais.
O edital vale para o lote de 7 trechos que estão sendo agora concedidos e possui um total de cinqüenta e sete páginas. A Ong Cidade 21 uma das entidades participantes do Movimento Pró-vida na BR-101 proporá a previsão de funcionamento de um Conselho de Usuários que terá a finalidade de atuar de forma suplementar à ANTT, fiscalizando o processo de concessão, o cronograma de obras, as receitas e também o reajuste de tarifas a serem cobradas nos pedágios.
Fundecam investirá em 2006 valor igual a tudo que financiou desde 2002
Matéria no site da prefeitura de Campos dos Goytacazes traz a informação de que o Fundo de Desenvolvimento de Campos já investiu desde o seu início R$ 98,7 milhões num total de 48 projetos aprovados. O gerente do Fundecam, Lucas Vieira, disse que em 2006 está previsto o investimento de R$ 190 milhões, ou seja, praticamente o dobro de tudo que foi investido em quatro anos desde 2002. O interessante é que o orçamento municipal desde ano previu um valor de apenas R$ 49 milhões. Quem estará errado?
Veja a matéria aqui.
Não é ápenas o Bill Gates e dupla do Google
Recebi do articulista deste blog, Ronaldo Araújo, cada vez mais atento às coisas da produção de álcool, acúcar e biodiesel. Por aqui, com todo este interesse mundial, se não for agora...
Deu no O Estado de S. Paulo de 03/02/06:
Investimentos
Uma comitiva de 21 produtores holandeses de beterraba e de açúcar de beterraba desembarca dia 23, em Sertãozinho. Segundo Manoel Ortolan, presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo, eles estão interessados em investir na construção de uma usina de açúcar no Brasil. E a associação está interessada em uma parceria nesse empreendimento.
domingo, fevereiro 05, 2006
Personagem da semana - Tião
Seu nome, Sebastião, mais conhecido como Tião. É carioca, mas veio morar em São João da Barra e ficou. Se juntou a Freitas que é quem tem o grito original e conhecido das praias da região: GOSTOOSAAA! EMPADA. Freitas há quinze anos vende empada na praia e popularizou o salgado de qualidade. Arrumou algumas confusões por causa desta brincadeira, mas hoje já tem até ponto fixo perto do campo de futebol, atrás da delegacia na sede do município de São João da Barra.
Tião está aí na foto ao lado do seu produto que chega a vender até três caixas onde cabem 112 empadinhas de mais de dez sabores diferentes. Tião em seu nome e no de Freitas, que também é chamado de Maluco, é o personagem da semana.
Aterros Sanitários
O Ceivap (Consórcio Intermunicipal Vale do Paraíba) o governo estadual e a Firjan decidiram na semana passada autorizar a implantação de um novo modelo de gestão dos resíduos sólidos urbanos com a implantação dos projetos de aterros sanitários nos municípios de Resende e Barra Mansa, ao custo de R$ 10 milhões cada. Os recursos são oriundos da parceria entre as prefeituras e o estado sendo que este dispõe do Fecam (Fundo Estadual de Meio Ambiente). Até o meio do mês de fevereiro poderão também ser aprovados os projetos de Valença e Paracambi. Os projetos mais valorizados são os de caráter regional que inclui mais de um município na busca de soluções conjuntas para a gestão do lixo urbano.
Os aterros sanitários podem ser inscritos como mecanismo de negociação de créditos de carbono dentro da concepção da redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) previsto no chamado Protocolo de Kyoto. A idéia é fazer o aproveitamento do biogás (gás gerado pela decomposição de matéria orgânica) para a geração de energia.
Enquanto outras regiões avançam, por aqui, parece que ficamos patinando. Autoridades municipais estiveram recentemente no Canadá discutindo o assunto, mas, não se sabe se algum projeto está sendo elaborado.
Governo eletrônico
Não quer dizer que tenha chips e nem muito menos transistores. Em época de campanha de nomes e poucas propostas esta é apenas uma proposta para os governos municipais da nossa região. Veja aqui e no link ao lado (Meus últimos artigos) artigo publicado na última sexta pela Folha da Manhã.
quinta-feira, fevereiro 02, 2006
Projeção para os royalties em 2006
O aumento da produção prevista com a entrada em produção da P-50 prevista para março e o aumento projetado por analistas no preço do barril de petróleo que pode segundo alguns chegar a até US$ 80 no mercado internacional, poderão elevar a arrecadação do município de Campos entre as quotas mensais e a participação especial somadas chegar em 2006 a um valor superior a R$ 800 milhões. Isto significaria um aumento de 18% em relação aos R$ 678 milhões arrecadados pelo município em 2005. Como já havíamos antecipado, o orçamento aprovado de R$ 919 milhões estava muito sub-dimensionado, devendo chegar à casa de, pelo menos, R$ 1,1 bilhão.
Os royalties do petróleo deverão dar ao estado do Rio de janeiro no ano de 2006 a quantia de pelo menos R$ 4,7 bilhões.
Mini-destilarias
O preço do álcool e a demanda crescente pelo produto mundo afora, poderá viabilizar a construção de mini-destilarias em Campos, mesmo com a implantação de uma unidade de destilação de álcool de grande porte em São Francisco do Itabapoana.
O que pode alterar um pouco esta estratégia é o atrativo preço que o açúcar alcançou nos últimos dias no mercado internacional. É o maior preço que o produto, açúcar, hoje considerado uma commodite, nos últimos vinte e cinco anos.
Prédio do Julinho será demolido
Lá se vai mais um pedaço da história de Atafona. A foto é deste blogueiro e consta do Álbum de Fotografias de Atafona que pode ser visto na seção ao lado chamada "Imagens". O texto abaixo, entre aspas é da Assessoria de Comunicação da prefeitura de São João da Barra:
"O conhecido e antigo prédio de “Seu Julinho”, em Atafona, enfim será demolido. E não será pelo mar. A prefeitura de São João da Barra conseguiu liminar na Justiça que garante a demolição. O local já foi todo interditado pela Defesa Civil Municipal com faixa em volta e uma placa proibindo as pessoas de se aproximarem da construção.
O prédio começou a ser construído na década de 60 pelo então leiloeiro Júlio Ferreira da Silva (Seu Julinho), que se apaixonou pelo empreendimento e abandonou a profissão, vendeu alguns bens para se dedicar inteiramente ao investimento. No local, entre outros, funcionou padaria, lanchonete, restaurante e o primeiro supermercado da região.
Os negócios iam tão bem que o proprietário resolveu ampliar o prédio e começou a construir mais três andares onde funcionaria um luxuoso hotel com 48 suítes. Mas a natureza começou a atrapalhar, e na década de 70 o mar avançou tanto ao ponto de destruir três ruas do antigo pontal transformando em entulho mais de 300 casas.
Com o perigo muito próximo, “Seu Julinho” foi obrigado a abandonar o sonho de ampliar a construção. Ele ficou doente e morreu em 1981, com 69 anos".
quarta-feira, fevereiro 01, 2006
Pesquisa das eleições em Campos
Recebi ontem por e-mail cópia de uma pesquisa feita por um instituto de São Paulo, entre os dias 14 e 18 de janeiro com 1.104 pessoas entrevistadas em Campos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Embora este blog não seja mídia oficial, não ficando, portanto, sujeito às regras eleitorais, não quero, ainda assim, ter problemas. Para isso informarei os números comparados com o resultado do primeiro turno das eleições de 2004. Lembrando, os números do primeiro turno: Pudim - 33,5%; Campista – 27,8%; Feijó – 25%; Makoul – 13,7%.
Na pesquisa de agora o resultado foi: Pudim cresceu 3,5%; Mocaiber caiu 12,8% em relação a Campista; Feijó também caiu 12%, Makoul também caiu 13,7% para 12%. Rock tem 5% e Walter abaixo de 1%.
Corrigindo estes valores para os votos válidos e retirando os brancos, nulos e indecisos os percentuais vão para: Pudim 45%; Mocaiber 18%; Feijó 16%; Makoul 14%; Rock 6% e Walter 1%.
Os que pretendem anular o voto se situam entre 8% e 23% e os indecisos entre 8% e 13% conforme os cenários com desistências de alguns candidatos pesquisadas pelo instituto.
Conclusão: Só Pudim ganhou intenção de voto entre 2004 e hoje. Os votos de Campista estão distribuídos em intenção de voto entre Mocaiber e Rock. Makoul tem as mesmas intenções de voto que teve em 2004. No entanto, mantido o quadro de candidatos, dificilmente, Pudim ganharia no primeiro turno. Isto se houver eleições, senão, tome dinheiro para os institutos de pesquisa.
Já tem número
A medida cautelar que Toninho Vianna entrou ontem no TSE pedindo a suspensão das eleições já tem número: MC nº 1.768. Despacho do ministro relator Gomes de Barros. O presidente interino que despachou Procuradoria Geral Eleitoral é o Geraldo Grossi:
“O Ouça-se a douta Procuradoria-Geral Eleitoral acerca do pedido de liminar”.
Está marcado para hoje a sessão de reabertura do TSE depois do recesso. Há gente que esperava que a decisão ficasse com o ministro, hoje presidente Gilmar Mendes. Estes mesmos falam que Gilmar Mendes não havia gostado ter visto sua liminar que suspendeu as eleições em dezembro do ano passado cassada. A decisão desta medida cautelar deverá sair amanhã.
Nova siderúrgica do grupo Usiminas
O que era especulação deixou de ser. O grupo Usiminas que controla a unidade de Ipatinga e a Cosipa em Cubatão cogita ter uma outra unidade localizada no litoral para facilitar a exportação e já definiu que deverá ficar entre Vitória e Santos. Anchieta é uma possibilidade devido a unidade de pelotização junto ao porto da Samarco em Ubu.
Se o projeto do porto de Açu, projetado pelo grupo MPX comandado pelo empresário Eike Batista for adiante, com a unidade de pelotização, São João da Barra, até pelos incentivos fiscais oferecidos pelo governo estadual, poderá entrar na dança desta cadeira, ou melhor, deste empreendimento.
Assinar:
Postagens (Atom)