Nas bandas do Rio de Janeiro, mostrando um descontrole que não é um atributo de quem pretende ser líder de todos os brasileiros, o ex-governador que ataca tudo e todos, não admite ter que se explicar por situações para lá complicadas e decide por...
66 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, abril 30, 2006
sábado, abril 29, 2006
Tiro de misericórdia

Roda viva

PS.:Imagem:
Ponte estranha... eu não disse...

sexta-feira, abril 28, 2006
Formação de mão-de-obra em turismo

Foto: Ascom/SJB
quinta-feira, abril 27, 2006
A falta que faz o controle de uma prefeitura endinheirada

Quadro eleitoral para outubro – Alerj

quarta-feira, abril 26, 2006
Quadro eleitoral para outubro – Câmara Federal

Deputado Federal:
1) Feijó – 47 mil; *
2) Manoel Costa – 23 mil;
3) Dorneles – 13 mil;
4) Pastor Divino – 13 mil; *
5) Alcione – 12 mil;
6) Leonardo Picciani – 8 mil; *
7) Pacotto – 8 mil;
8) Luiz Rogério – 6 mil; *
9) Josias Quintal – 5 mil; *
10) Jandira Feghali – 5 mil.
Análise:
a) O votos válidos para Deputado Federal em 2002 foi de 220 mil;
b) A soma dos dez mais votados listados acima chega a 140 mil votos;
c) Mais 15 candidatos, juntos com os votos em algumas legendas superaram a marca dos mil votos alcançando 50 mil votos;
d) A soma de todos os demais chega 30 mil votos;
e) Da lista dos dez mais votados acima, apenas a metade (*) é candidato à reeleição.
Projeção para 2006:
a) Verificando os resultados das últimas eleições para deputados em Campos, verifica-se que apenas a metade, 110 mil votos, acaba destinado aos candidatos do município;
b) Para ter chances reais de eleição, o candidato precisará alcançar a quantia de 60 mil votos se for candidato de um grande partido e pelo menos 35 mil por um médio ou pequeno partido;
c) Os candidatos locais, para alcançar o número de votos mínimos previstos acima, precisarão obter pelo menos 20 mil votos fora do município;
d) Fora dos parâmetros acima as possibilidades de eleição serão mínimas.
Candidatos locais ou com influência local, já lançados:
1) Feijó (PSDB);
2) Pudim (PMDB);
3) Pastor Divino (PMR);
4) Josias Quintal (PSB);
5) Luiz Rogério (PMDB);
6) Francisco D’angelo (PT).
Observações:
a) Pelo raciocínio exposto acima eles deverão dividir entre eles a quantia de 110 mil votos;
b) Candidatos de fora que deverão ter votação significativa (entre 2 e 10 mil votos) em Campos: Júlio Lopes e Alexandre Cardoso;
c) O quadro pode se modificar em parte se o ex-prefeito Arnaldo Vianna for candidato.
Cinema, pedagogia e complexidade quântica!
"Um exemplo do que tento colocar acima tive a satisfação de ver plasmado numa fita de longa metragem que assisti numa pequena sala de cinema em São Paulo, onde estive recentemente. O título do filme é sugestivo – “Quem somos nós?” –, distribuído pela Playarte e produzido por William Arntz, Betsy Chasse/2004. Inicialmente não fiz fé, no entanto, ao final estava em grande êxtase por ver-me diante de parte de meu próprio drama pessoal dos últimos 15 anos..."
O texto acima é parte do artigo de Luiz Felipe Muniz cujo título é "Cinema, pedagogia e complexidade quântica!" que acabo de publicar na seção ao lado "Articulistas deste blog". Se desejar leia-o na íntegra aqui.
terça-feira, abril 25, 2006
Estatísticas & enquêtes do blog

Campos, crise que não tem fim!

Continua desenfreada a verticalização da Pelinca

Repercutindo nota
Nota deste blog sobre a visita de Lula à plataforma P-50 para comemorar a auto-suficiência vira artigo no site o Informante. Veja o texto aqui.
segunda-feira, abril 24, 2006
Lamentável

Álbuns de fotografias - Imbé e cachoeira Tombo D'água
Disponibilizo aos leitores do blog mais dois álbuns de fotografia na seção "Imagens" ao lado. Com a inclusão destes dois últimos, a seção completa um total de dez álbuns de fotografias com aproximadamente 500 fotos.
Estes dois álbuns, o primeiro da região do Imbé possui 52 fotografias e o segundo é exclusivo do rio Mocotó e da cachoeira Tombo D'água situada na localidade do Imbé, distrito de Serrinha no município de Campos dos Goytacazes. A região faz parte do Parque do Desengano que é uma Unidade de Conservação Ambiental cujo plano de manejo está em andamento.
Abaixo postei duas fotos de tira-gosto: a primeira do Imbé e a segunda da cachoeira. Desejando ver as demais fotografias você pode clicar aqui para ver as 52 do Imbé e aqui as 28 da cachoeira Tombo D’água. Garanto que vale à pena!
Admirável
Não é uma simples palavra. Deriva do fato de merecer admiração. Há pouca gente hoje a se admirar no mundo da política. O caso em questão, talvez se dê pela distância de onde ocorre a sua “práxis” na política, o Acre.
Um amigo certa vez me disse que a distância física faz você desprezar os erros e elevar as virtudes. Pode ser o caso: bom administrador, excelente planejador, visão estratégica e que além de tudo, exerce com garbo e elegância a difícil arte da política. Falo do governador do Acre, Jorge Viana. A jornalista Tereza Cruvinel, em sua coluna “Panorama Político” em O Globo de sábado trouxe a declaração de Aécio Neves feita nas homenagens mineiras do dia de Tiradentes na cidade de Diamantina, quando entregou ao governador do Acre a medalha do herói da Inconfidência Mineira:
“Nós hoje vivemos uma absurda radicalização do processo político que, como digo sempre, deriva muito da radicalização nascida em São Paulo. O Brasil paga um preço caro por isso. Eu quero ainda estar vivo para ver um grande projeto nacional vir a ser construído, no qual possam estar setores importantes do PT, do PSDB e de outras forças que já estiveram juntas no passado, na luta pela democracia”.
A destacável afirmação do governador mineiro mereceu a seguinte resposta do seu parceiro acreano: “Eu vim a Minas com muita honra e alegria e vejo no gesto do governador Aécio uma prova de que o espírito da conciliação ainda está vivo. Mas vejo também, no plano nacional, que a política está cada vez mais distante do ideário de JK e Tancredo. O PT pode ter contribuído com os seus erros que está tentando corrigi-los. Mas o comportamento geral dos políticos também anda precisando de reformas”.

domingo, abril 23, 2006
Veja porque César Maia bate, aumenta, inventa...

A sensibilidade de um petroleiro
Devastação da floresta do Imbé

Frango Rica e povo pobre
Nunca havia ouvido falar na marca até visitar neste final de semana a região do Imbé. A empresa de ração e produtora de carne de frango é possui uma área de extensão territorial onde com seis ou sete funcionários desenvolvem a criação e pecuária de gado de corte.
Moradores da região afirmam que a área adquirida a menos de cinco anos seria algo próximo de 700 alqueires, aonde no auge da produção chegou a ter mais de mil cabeças de gado. Até aí nada demais se não fosse o fato da empresa ser imensamente mal vista pelos nativos e novos moradores da região do Imbé. Entre outras coisas, eles não perdoam o fato da empresa possuir tão grande área e ter acabado com um pequeno espaço onde a comunidade usava um campo de futebol. Todo mundo sabe que este tipo de espaço é em muito ou até na maioria das comunidades do interior, o único espaço de lazer coletivo que os moradores possuem. É o local de encontro dos finais de semana, jogo de futebol com equipes de fora, local de convívio, namoro, amizade, etc.
Fiquei a indagar o motivo de tal ação. Fui ao Google e vi o site da empresa Reginaves Indústria e Comércio de Aves criada em 1972 e que hoje tem mais de 2,5 mil funcionários. A empresa conhecida pelo nome de fantasia de Frango Rica tem sede em Jacarepaguá no Rio de Janeiro abastecendo hoje, segundo ela mesma, em torno de 90% do mercado fluminense de carne de frango. Possui unidades em Itu, São Paulo e também em Minas Gerais. Produz 44 milhões de pintos por ano e aloja 7,4 milhões de frangos em 7 granjas. É auto-suficiente em produção das rações que usa na criação de seus frangos. Hoje também comercializa batata e aipim congelados.
O site da empresa fala em responsabilidade social, projeto ambiental, mas na prática local é coisa para inglês ver... Veja aqui você mesmo o site da empresa. Gostaria de saber se esta empresa tem registro e paga impostos no município. Veja do alto, o vale sobre no qual se situa a maior parte das terras da “Frango Rica” no Imbé. Que tratamento deveríamos dar aos produtos deste fabricante?
sábado, abril 22, 2006
Homenagem aos petroleiros

Cena urbana

O acidentado foi socorrido pela equipe de resgate estava pilotando a moto KRV 5678 e bateu num reboque do Gol, placa KNI 0104 quando este cruzava a avenida. O reboque que transportava madeiras que ultrapassava sua extensão acabou por atingir (ou ser atingido) o motoqueiro e uma carona que seguia também na motocicleta. Os acidentados que devem ter em torno de 25 anos foram socorridos e levados para o hospital Ferreira Machado.
sexta-feira, abril 21, 2006
Imbé
quinta-feira, abril 20, 2006
Lula visita a Bacia de Campos pela 2ª vez

Parabéns presidente Lula!
Viva Campos!
Análise crítica do que dizem os blogs

Detonando os prestadores de serviço na PMCG

1) “se abstenha de prorrogar, renovar ou contratar novos trabalhadores sem prévia aprovação em concurso público, seja por RPA, por portaria, exceto para necessidades verdadeiramente excepcionais atendendo os requisitos constitucionais;
2) abstenha-se de contratar fraudulentamente trabalhadores a título de contratação temporária”em detrimento de candidatos provados em concurso:
3) abstenha-se de realizar convênios ou parcerias irregularmente celebrados com entidades da sociedade civil que envolvam fornecimento de mão-de-obra para prestação de serviços típicos de sua atividade-fim;
4) abstenha-se de realizar novas nomeações para cargos comissionados e de conferir novas gratificações, com exceção para os cargos efetivamente de chefia, direção e assessoramento superior obedecido o percentual mínimo de 50% para os servidores de carreira;
5) promova a imediata rescisão dos contratos temporários firmados irregularmente, deflagrando caso seja necessário concurso público para ocupação dos cargos vagos;
6) aplicação de multa diária de R$ 200 mil para o descumprimento da liminar pedida em quaisquer dos itens acima”.
Caso queira acompanhar o processo clique aqui. No processo, a procuradora do Ministério Público do Trabalho fala em 24.000 funcionários nesta situação e se refere ao gasto mensal de aproximadamente R$ 27 milhões. O processo está desde o dia 5 de novembro de 2005 aguardando decisão do juízo.
Fundecam sem link e sem site
Com todas as melhorias que este instrumento de desenvolvimento econômico precisa sofrer, como já comentei em diversos artigos ele é, concretamente, a única política implantada que permitirá que parte dos recursos dos royalties possa se reproduzir no futuro, na era pós-royalties do petróleo.
Existe hoje, dentro e fora do município, um crescente interesse em conhecer melhor seu funcionamento, as oportunidades que oferece, as exigências que faz, etc. Para os leitores terem uma idéia, só nesta semana, este blog recebeu dois pedidos de informação e de referências sobre o fundo por parte de empreendedores interessados em acessar o crédito. Há um bom tempo o link existente para o Fundecam na página oficial da prefeitura não funciona. Estes contatos através do blog e por e-mails dão uma boa demonstração, cada dia mais evidente, da força da internet na comunicação institucional. Seria interessante providenciar seu restabelecimento.
Novas regras eleitorais

Grupo que pretende construir porto no Açu teve siderúrgica embargada na Bolívia

quarta-feira, abril 19, 2006
“Nunca fiz caixa 2”

Editorial da Folha de São Paulo fala do risco Garotinho

Oba, barril de petróleo bate recorde!

Olha que muita gente já exaltava quando ele estava na faixa dos US$ 60,00. Há analistas que dizem que dentro de um mês o valor do barril pode chegar a mais de US$ 80,00. Volto a lembrar que sob este ponto de vista, nossa região pode desejar uma nova grande guerra.
O pior é que enquanto isso vê-se pela janela...
Análise de um caso de gestão empresarial

terça-feira, abril 18, 2006
Há 124 anos nascia um verdeiro brasileiro!

Pré-capitalismo - II

Legal, o prêmio Shell para o teatro de Campos!

segunda-feira, abril 17, 2006
Assistente social militante do MST é presa pela Polícia Federal em Campos

Shopping avenida e... etc. e tal...

Mesmo sem ser conhecedor do ramo do comércio dá para intuir porque os shoppings que emplacam são aqueles que já vão com 70% das lojas ocupadas por grifes conhecidas. O nível de organização e de sobrevivência das marcas não permite que alguns condôminos ou seus construtores (que neste caso são do mesmo grupo empresarial, o Iguatemi) tomem iniciativas e decisões sobre coisas que não conhecem.
Depois falam dos usineiros. Aparentemente, eles estão com uma visão mais profissional. Enfim, não venham dizer que é cabeça de burro, que ali funcionou uma empresa que só tinha fachada e... etc. e tal...
Matéria de O Globo questiona local escolhido em Itaboraí

domingo, abril 16, 2006
Assinar:
Postagens (Atom)