65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, abril 15, 2006
Fé na Uenf
Muito interessante a pesquisa realizada e divulgada pela assessoria de comunicação da universidade. Num universo total de 273 professores pesquisadores, 158 ou 58% responderam às questões. Destaco:
1) Na pergunta sobre o credo religioso, a maioria como na população em geral como já identificou o IBGE é a dos católicos com aproximadamente 50% se somarmos os não praticantes (33,5%) com os praticantes (16%). Na segunda colocação com (27%) somando por aproximação os que responderam: sem religião (12,7%), agnósticos (9%) e os ateus (6%);
2) Os ateus são em maior quantidade que os evangélicos: 6% x 4%;
3) Sobre a freqüência a atividades de culto os que nunca freqüentam (20%) e os que dizem que “quase nunca freqüentam” (31%) alcançam maioria com 51%; ou seja os pesquisadores da Uenf mesmo sendo na maioria crédulos, não são de freqüentar seus cultos.
Esta enquête poderia ser ampliada para outras instituições de ensino superior em Campos. Parabéns aos idealizadores. Se quiser mais detalhes veja aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário