Em 18 de abril de 1882, nasceu em Taubaté, cidade do Vale do Paraíba, no interior paulista, filho de José Bento Marcondes Lobato e Olympia Monteiro Lobato, José Bento Monteiro Lobato, o conhecido Monteiro Lobato. Lobato foi figura ímpar em nosso país até pela sua versatilidade e capacidade de intervenção em tão diferentes áreas.
Às vésperas da Petrobras anunciar a tão sonhada auto-suficiência nacional na produção de petróleo, imagino que por gratidão, a empresa deveria colar toda a campanha por esta conquista a este grande brasileiro.
Em 1932 Monteiro Lobato criou uma companhia usando recursos próprios para comprovar seus estudos geológicos e principalmente sua então chamada premonição. Em 1939 foi descoberto o primeiro poço no Recôncavo Baiano, mais precisamente na localidade que a seguir foi chamada de Lobato. Em 1953, após longa batalha puxada pela campanha “O petróleo é nosso” do qual foi um dos principais líderes surgiu a Petrobras junto com o novo sonho da auto-suficiência. Marqueteiro nem sempre gosta disso. Aliás duas homenagens necessárias ou melhor, indispensáveis: Lobato e o petroleiro da Bacia de Campos!
Se você quiser saber mais informações sobre a vida e a obra de Lobato clique aqui.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário