A usina Santa Cruz iniciou ontem a moagem da safra 2006. O aumento da demanda no mercado pelo álcool hidratado e anidro está contribuindo para que as usinas da região antecipem sua produção que normalmente acontece no mês de maio. Em São Paulo diversas unidades industriais já começaram a produzir. Por aqui, a usina Sapucaia planeja começar a esmagar as canas no próximo dia quinze, mas segundo pessoas do ramo, esta usina não conseguirá arrumar o maquinário a tempo de cumprir seu planejamento. O mais provável é que o início da produção se dê nos primeiros dias de maio, junto com a usina Cupim de Ururaí e a maioria das demais usinas e destilarias de Campos.
A unidade industrial de Santa Cruz que hoje é administrada pelo grupo José Pessoa começará esmagando as canas “bisadas” (as que ficaram sem corte no ano passado). Segundo informações esta usina deixou sem colheita uma quantidade significativa de cana-de-açúcar que só agora será cortada. Há otimismo no setor tanto pelo preço alcançado depois da virada do ano com o álcool quanto com o açúcar. Além disso, a expectativa com a exportação e com a implantação de novas unidades industriais na região estão levando muitos produtores que estavam afastados do setor canavieiro a voltar a plantar.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário