"A TEAM foi formada há pouco mais de três anos por quatro ex-oficiais da FAB, a Transportes Especiais Aéreos e Malotes quebrou o molde ao optar logo no início pelo robusto Let-410 fabricado na República Tcheca e focar sua malha na costa do estado do Rio de Janeiro. Fazendo a rota Rio-Macaé, capital fluminense do petróleo, com três freqüências diárias e o circuito turístico SDU-Angra dos Reis/Parati/Búzios nos fins de semana. (informação de 2004)
Seus dois aviões, o PR-AIA e o PR-IMO são L410UVP-E20 que é o único modelo deste avião homologado pelo CTA para operação no país. O modelo E-20 é a versão “ocidentalizada”, certificada sob às normas FAR 23/JAR 25 com mostradores nas medidas inglesas ao invés do padrão métrico. Mesmo assim, para permitir sua operação no país, o CTA exigiu uma série de alterações na aeronave. ”
A certificação do CTA é mais exigente do que a da FAA, alguns empresários que compraram LETs não homologados tiveram de reexportá-los, pois a sua adaptação seria anti-econômica.”, conta o Diretor de Manutenção da TEAM. Estas alterações envolvem: haste dupla para o comando dos compensadores, rede para o compartimento de bagagem, novo circuito de alarme do trem de pouso, cintos dos pilotos com sistema inercial, altímetros reposicionados em “T” e tomadas estáticas reposicionadas para trás. Na TEAM cada avião voa entre entre 80 e 85 horas por mês, já a Cruiser está voando perto de 300 horas por mês na sua única aeronave..." ..."A TEAM já voou mais de 4800 horas sem nenhuma grande pane"... "A TEAM tem inúmeros planos para o futuro, especialmente gostaria de poder servir Congonhas e cidades ao sul desde o Aeroporto de Jacarepaguá, mas isso ainda não está nos planos da Infraero nem do DAC..."
..."Devido a sua curta duração, o vôo para Macaé se dá a uma altitude de 7000 pés e devido à configuração de asa alta proporciona uma vista memorável especialmente nos dias de céu claro. Por razões como estas é que a TEAM foi montada completamente “fora do esquema”...
... Recentemente a TEAM deu um novo passo, está se capacitando para fazer manutenção dos seus aviões e os de terceiros. A Cruiser, do Aeroporto de Bacacheri no Paraná, opera o L410 PR-CRX e tem enviado esta aeronave aos hangares da TEAM no Aeroporto de Jacarepaguá para executar as suas revisões regulares. Sendo a única empresa qualificada para realizar as manutenções de motor, célula e hélices de 1200 horas. A TEAM está agora preparando os seus técnicos para atender os checks de 2400 horas que é a maior revisão realizada fora da fábrica. No entanto para as manutenções de 4800 horas espera contar com a presença de três técnicos tchecos que virão de Kunovice para, junto do pessoal técnico da TEAM, realizar localmente esta inspeção..."
(Copyright © Alide - Agência Linha de Defesa 2004)
PS.: Conheça mais detalhes da TEAM
aqui no
site chamado de Base Militar e é datada de 2004.
A foto acima é do avião usado pela TEAM que está publicada no site cidado acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário