Só hoje a usina São José da Coagro em Goytacazes está começando sua moagem. É a segunda usina da região a iniciar a safra de 2005/2006. A primeira a iniciar foi Santa Cruz no dia 6 de abril. Até o final desta semana a usina Sapucaia também deverá começar a moer.
Um profissional atuante no setor me informou que a grande dificuldade que o setor está enfrentando é a contratação de mão-de-obra. Disse que a usina Santa Cruz está trabalhando alternadamente com paradas ocasionadas pela falta da matéria-prima por conta do lento corte das canas nas lavouras. Está sendo, segundo ele, cada vez mais difícil contratar pessoal para o corte oriundo de Minas Gerais, porque por lá novas plantações e usinas estão aproveitando o “boom” que o setor está vivendo neste início de 2006.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário