A nova penitenciária que está sendo construída ao lado da Casa de Custódia em Guarus substituirá e abrigará os presos que atualmente estão no presídio Carlos Tinoco da Fonseca. A nova prisão terá aproximadamente o dobro (768 vagas) do atual presídio instalado na avenida quinze de novembro ao lado do Hospital Ferreira Machado. A nova penitenciária que era para ter sido inaugurada em abril passado agora tem previsão de conclusão para outubro.
A pergunta que fica no ar é sobre a utilização a ser dada àquele prédio que é na verdade uma construção com valor histórico para o município. Se não estou enganado, o prédio é tombado pelo IPHAN (antigo IBPC- Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural) e como tal, acho que listado na Lei Orgânica do Município promulgada em 28 de março de 1990.
A meu juízo, o governo municipal não deveria esperar uma decisão do governo estadual e poderia a bem do interesse público propor algo do tipo a transformação em um espaço cultural inclusive com espaço para a venda de artesanato, formação e apresentação de manifestações culturais. Uma sugestão de nome: Casa de Cultura Prata Tavares.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário