Lançamento da pedra fundamental do Comperj em Itaboraí
O local escolhido é uma fazenda que tem o nome da cidade vizinha. Fazenda Macacu que provavelmente tenha dado origem ao município de Cachoeira de Macacu. Lá foi realizada hoje pela manhã a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A cidade vizinha de São Gonçalo receberá parte dos investimentos ligados ao Complexo Petroquímico e terá o Centro de Inteligência de São Gonçalo (CISG), que integra o Comperj. O CISG será um centro de capacitação e formação da mão-de-obra local para construção, montagem, operação e manutenção do Complexo Petroquímico. Lula, às 11h30m, no Clube Mauá, também participará da cerimônia da pedra fundamental deste Centro de Inteligência no município de São Gonçalo.
A fazenda lá é a de Macacu, aqui a localidade era Guriri. Ambos os nomes de origens indígenas. O segundo significa pequenas palmeiras e o primeiro, Macacu, pequenas árvores que produzem tinturas. Aqui tem o petróleo e é a naturalidade de um político intransigente, para lá sobrou a oportunidade. A nós do norte fluminense restará a possibilidade de fornecer parte da mão-de-obra que lá atuará. A distância de 200 quilômetros até Itaboraí, cem quilômetros a menos que Itaguaí e o fato de estar no caminho para a capital é o lado menos ruim desta história e Ponto Final!
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário