Legal este projeto que está sendo desenvolvido em São João da Barra. Ele coloca em prática um slogan que ficou batido e nem sempre é cumprido, o de não dar só o peixe e sim ensinar a pescar. Denominado “Capacitar para Transformar” ele começou através de um convênio com a Petrobrás/Fome Zero, que destinou uma verba no valor de 200 mil reais para sua instalação. Ele hoje com apoio da prefeitura passou a funcionar no balneário de Atafona coordenado pelo economista e professor Alcimar Chagas da Uenf. O projeto possui hoje quatro tanques, dois laboratórios (produção de alevinos e abatedouro de pescado), sala de treinamento, almoxarifado, escritórios e outros espaços.
O programa estimula pescadores a se organizarem em cooperativas, capacita em beneficiamento do pescado como a filetagem (mostrada na foto), aproveitamento de outros subprodutos do peixe e agregação de valor ao produto com a divulgação de pratos de gastronomia junto com a difusão da cultura da tilápia em festival anual. É um exemplo clássico daquilo que se chama de "Desenvolvimento Local" com significativa capacidade de gerar renda e mudar o perfil de determinadas comunidades antes apenas assistidas socialmente.
PS.: Foto da Ascom da PMSJB (remetida por Bruno Costa)
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário