quarta-feira, junho 07, 2006

Nada é tão perfeito, até que um dia...

Numa sociedade capitalista não se pode esperar muitos dos serviços que são chamados de gratuitos. Isto vale também para os serviços relacionados à internet. Este blog funciona desde agosto de 2004 hospedado gratuitamente neste espaço de serviços “Blogger”. Até onde sei é um dos muitos empreendimentos da, hoje gigante, Google. Neste período tive alguns pequenos problemas, mas no geral sempre me impressionei com os resultados que eles proporcionavam. Muitos leitores deste blog até hoje, se mostram surpresos quando informo que nada pago por ele. O material do blog já reúne hoje quase duas mil notas em seu arquivo que ocupam um espaço equivalente a aproximadamente mil páginas de texto e imagino que também mais ou menos mil imagens. Não sou ingênuo e sei que lucram com algumas propagandas, mas até aqui eram poucas e sem maiores complicações, porém, agora o servidor (blogspot) passou a incomodar os visitantes dos blogs aqui hospedados com uma espécie de pop-up de propaganda (i-lead?). Além disso, os serviços, especialmente, nos últimos dois meses, têm tido interrupções grandes de acessos, tanto para os leitores, quanto para os blogueiros, que assim ficam impossibilitados, nestes intervalos de interrupção, de fazerem postagens de novas notas. Como não se paga por eles, a cobrança é difícil e provavelmente indique o início de um processo que culmine com a cobrança financeira que ofereça a garantia da qualidade dos serviços. Já há entre os usuários, na casa dos milhões mundo afora, um movimento que tenta jogar sobre as costas da Google os questionamentos, digamos legais, mas anti-éticos, desta corporação. É a tentativa de, com as próprias armas impulsionadas por eles dos blogs, impedir a deterioração destes serviços. Fora desta alternativa (espaço gratuito) o jeito é a montagem de um site próprio, mas aí a brincadeira já ficaria mais séria....

2 comentários:

Anônimo disse...

Roberto,

Não sabia se este era um problema meu ou generalizado. Na minha opinião não é um pop up, mas uma clonagem da página do Mercado Livre tentando buscar dados de leitores desavisados. Ativei o bloqueio da abertura desta pagina no meu computador. Talvez valha a pena você alertar seus leitores sobre esta possibilidade. Como não sou da área, não tenho a menor idéia de como linkaram esta página ao seu blog.

Abraços

Luiz Carlos

Roberto Moraes disse...

OLá Luiz,

Vou pesquisar melhor, ver com quem entende do assunto para orientar os leitores.

Percebi que no Navegador "Firefox" do Mozilla isto não acontece. Aliás, está aí uma boa dica, embora de caráter muito individual este tipo de escolha. Eu já comecei a repartir a navegação entre um e outro.

Sds,
Roberto Moraes