A empresa americana muito provavelmente está praticando dumping ao comercializar estas novas garrafinhas com 200 ml de refrigerante. A concorrência com as tubaínas fizeram a gigante americana partir para a guerra. Ao sugerir ao comerciante o preço de venda por R$ 0,50 centavos a unidade, a empresa deve ter tido reação também de alguns comerciantes que tinham margens de lucros maiores quando vendiam copos do refrigerante por pelo menos o dobro do valor que está sendo vendida a garrafinha. Outro fator que ajuda nesta comercialização é a quantidade, já que muitos consumidores sempre achavam 350 ml das latinhas uma quantidade muito grande.
Outro fator interessante a se observar é que a estabilização da economia permite que se imprima no próprio produto o seu preço. Quem imaginava ver isso no Brasil?
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário