Os jornais das Tvs trouxeram resultados de novas rodadas de pesquisas para presidente da República, a primeira desde a definição do quadro eleitoral acontecida nos últimos dias. O Datafolha ouviu 2.828 eleitores em 177 cidades do país. Nela, Alckmin cresceu de 22% para 29% desde o final de maio, enquanto o presidente Lula oscilou de 45% para 46%. Heloísa Helena ficou com 6%. Cristovam, 1% e outros 2%.
Transformando estes números em votos válidos, ou seja, eliminando as intenções de votos brancos, nulos e os indecisos, Lula fica com 54,7% e Alckmim com 34,5% o que ainda aponta para uma vitória no primeiro turno.
Porém, aponta também para uma eleição bastante disputada o que eu sempre imaginei que fosse acontecer. É bom também lembrar que esta pesquisa foi feita no auge da maciça divulgação do candidato do PSDB através do programa partidário próprio e também dos aliados. É possível que Alckmim também tenha se beneficiado da saída de Enéas e Roberto Freire já os percentuais que tinham somados são quase iguais ao que Alkmim alcançou nesta nova pesquisa.
De qualquer forma, mais quinze dias, com o fim da Copa do Mundo e a três meses do primeiro turno o quadro começa a ser definido.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário