Além de 10 candidatos a governador, 14 ao senado, o estado do Rio de Janeiro, o único que coloca o estado na frente do seu nome, possui, 733 candidatos a deputado federal e 1.359 a deputado estadual. Tirando as eleições majoritárias que escolherá o governador e apenas um(a) senador (a), a relação para o demais cargos é de 15,6 candidatos por vaga para federal e de 19,4 candidatos por vaga para deputado estadual.
Apesar da proporção de quase 25% a mais, na disputa para estadual, não é possível dizer que será mais fácil se eleger federal do que estadual, porque na verdade, o que vale mesmo é a disputa dentro da coligação a que cada candidato disputa. Sendo assim, veja que na eleição passada, o menos votado para deputado estadual foi Pedregal que se elegeu com 19.045 votos pelo PT do B. Para deputado federal Sandro Matos foi quem conseguiu eleger com menos votos com um total de 20.435 votos pelo PSD.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário