Cada vez é mais significativa a presença de trabalhadores de outros estados no corte de cana na nossa região. Este grupo da foto é parte de um contingente de 250 trabalhadores que vieram de Santo Amaro da Purificação no sul da Bahia. A maioria está aqui desde abril ou maio e tem previsão de retornar em setembro ou outubro.
Estão alojados numa fazenda próxima a Quissamã à margem da Lagoa Feia e são contratados para atuar pela Usina Santa Cruz. Ressabiados em falar com terceiros afirmaram que estão satisfeitos com o salário e as condições de trabalho. Na última sexta-feira lavavam, como pode ser visto na foto, suas roupas e alguns equipamentos de segurança do trabalho como luvas e perneiras às margens da lagoa Feia. O contato com o grupo se deu alguns minutos depois das duas horas da tarde. Os humildes trabalhadores estavam animados pela programação do dia que previa uma visita à exposição agropecuária do município e isso tinha permitido largar um pouco mais cedo o trabalho naquela sexta-feira.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário