65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, julho 26, 2006
Vazios na área urbana
(Se desejar ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela)
Esta imagem do Google Earth permite que, mesmo àqueles, menos informado em Planejameto Urbano, visualizar onde estão situados estes espaços vazios na área urbana de Campos. Quase sempre o seu surgimento está relacionado a um processo de especulação imobiliária ou problemas de heranças patrimoniais que acabaram por impedir o crescimento natural da cidade em determinadas direções. O melhor exemplo disto é a área ao redor da ex-usina do Queimado que pode ser vista no mapa na área Nº 1.
Há duas observações a serem feitas sobre elas: a primeira é a de que o executivo municipal acaba gastando mais para dotar regiões que estão mais distantes da área central, com equipamentos e serviços urbanos quando poderia ser otimizada a utilização de outros, já instalados nas áreas mais próximas à região central.
A segunda observação é positiva e serve para o poder público identificar áreas que podem ser utilizadas para melhorar a qualidade de vida da população. Chama-se este instrumento de Zonas (ou Áreas) de Interesse Social (ZEIS). Nelas, além de poder viabilizar espaços para que a população de menor renda possa ocupar sem precisar ter que se dirigir às áreas mais afastadas da periferia, também se pode instalar parques que possam tornar estas área mais agradáveis sobre o ponto de vista do convívio e da preservação ambiental.
Este foi o caso da área de Nº 6 localizada nos fundos do Hipersendas em direção ao parque Esplanada. Na 1ª e na 2ª Conferência da Cidade realizadas, respectivamente em 2003 e 2005, o local já tinha sido proposto como parque municipal com reflorestamento, área de lazer, bosque, etc.
As demais áreas vazias existentes na região urbana demarcadas no mapa são:
1 – Área da ex-usina do Queimado;
2 – Área entre a Uenf, loteamento abandonado da Vila da Rainha e Jóquei II;
3 – Área entre os fundos do Hipódromo do Jóquei, a Penha e o loteamento Novo Jóquei;
4 – Área nos fundos da ex-usina Santo Antônio, entre os parques Tarcísio Miranda e Imperial;
5 – Área entre a Pesagro, próximo à avenida senador José Carlos Pereira Pinto e o parque Prazeres nos fundos da destilaria do grupo Thoquino;
6 – Área entre a BR-101 nos fundos do hiper-Sendas até o parque Esplanada.
Obs.: Como já dito duas destas áreas, Nº 6 e Nº 2, seriam excelentes para a instalação de parques urbanos. Esta é apenas uma contribuição ao debate, infelizmente “apressado” sobre o novo Plano Diretor. Nos próximos dias voltarei como nova proposta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário