Assim também pode ser chamada a manchete que o jornal Folha da Manhã publicou ontem terça-feira. Ela estampou “Dia negro nas estradas: cinco morrem nas BRs 101 e 356”. Outros podem se referir a ela como sendo politicamente incorreta. Bom lembrar que esta visão é coisa recente.
É uma questão discutível, mas para a maioria, trata-se de uma forma de se expressar que reforça o racismo ao identificar, um dia ruim como idêntico a de uma raça. Sei que negro é também a designação que se faz a outras referências como o buraco negro quando se está, por exemplo, relacionando a um fenômeno conhecido na astronomia.
Lembro de uma passagem que ocorreu comigo numa reunião de trabalho em Brasília, achei um exagero quando um dos participantes alertou a outro que ao usar determinada argumentação disse que estariam "denegrindo" a imagem... Para o interlocutor a expressão denegrir tinha cunho racista e era passível de processo judicial. Exagero ou não parece ser interessante que policiemos e evitemos tais usos.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Um comentário:
QUE BLOG BADALADO EINH???
Postar um comentário