O jornalista e grande defensor da gente e das coisas de São João da Barra, Carlos Sá, gostou das fotos da lagoa e mandou dizer que não é só povo da região que chama a lagoa como sendo do Salgado e não lagoa Salgada. Segundo Sá, este “nome lhe foi dado pelos Sete Capitães em janeiro de 1634, quando visitavam suas posses na região pela segunda vez. O nome lagoa Salgada surgiu depois”.
Concordo com ele que a gente deve preservar o nome de batismo dado por seus descobridores. Porém, ele também reclama com razão da drenagem que a lagoa continua tendo para o canal das Flexas. Sobre isso, ele diz: “ou a drenagem termina, ou a lagoa acaba antes da ONU considerá-la como patrimônio da Humanidade”.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário