65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, agosto 16, 2006
Mapa da Firjan – Ações estratégicas - 8 e 9
Criação do Fundo de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Produtoras de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro:
O que se pretende alcançar?
- Apresentar ao Poder Legislativo Estadual um Projeto de Lei visando à criação do Fundo de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Produtoras de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, composto por parte dos recursos advindos dos royalties do petróleo, destinado a financiar investimentos em infra-estrutura e/ou projetos especialmente voltados para a geração de emprego e renda, fora da cadeia do petróleo.
Atividade prevista:
- Articular, junto à Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e aos municípios produtores de petróleo, uma frente para a idealização, apresentação e apoio à aprovação do Fundo, como forma de garantir o desenvolvimento sustentável das regiões da Bacia de Campos e Macaé, a médio e longo prazo.
Ação estratégica nº 9
Estímulo a Novas Atividades Produtivas nas Regiões Produtoras de Petróleo
O que se pretende alcançar?
- Promover a diversificação das atividades econômicas nos municípios da região produtora de petróleo, permitindo redução do grau de dependência da receita derivada desse recurso esgotável. Atividade prevista:
- Atuar junto aos gestores do Fundo de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Produtoras de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro para garantir que a aplicação dos recursos siga as orientações dadas pelo estudo citado no tema 9 deste Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, que trata do mapeamento das potencialidades do interior do Estado.
Comentário do Blog: Veja nota "Para quê, como e onde usar o fundo?" postada abaixo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário