Pesquisa que será divulgada hoje e que foi informada agora (01:10) no programa Espaço Público da TVE, pelo diretor do IBPS (Instituto Brasileiro de Pesquisa Social) Geraldo Tadeu Monteiro, aponta números significativos que confirmam que deverá haver segundo turno nas eleições para o governo do estado do Rio de Janeiro. Cabral tem nesta pesquisa, apenas 33% enquanto a soma dos demais candidatos atinge mais de 42%.
Enquanto Cabral caiu para 33%, Crivella se manteve em segundo com 20%, Denise Frossard em terceiro com 13%, Eduardo Paes, do PSDB teve 3% junto com Luppi do PDT, Vladimir Palmeira do PT alcançou 2% e Milton Temer do PSol com 1%.
Esta mesma pesquisa apontou para a presidência da República o seguinte cenário no estado: Lula com 39%, Heloísa em segundo com 19%, Geraldo Alckmim em terceiro com 17% e em quarto lugar Cristovam Buarque com 2%. HH obtém seu melhor resultado na Zona Sul da capital, onde chega ao percentual de 26%. Interessante observar que estes percentuais, praticamente, coincidem com aqueles que o Instituto Precisão ontem apontou na pesquisa com eleitores da região norte e noroeste fluminense. Este fato me faz perguntar o por quê, do Instituto Precisão, não ter divulgado os dados da pesquisa para o governo do estado entre os eleitores da nossa região.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Cuidado com a pesquisa. O JB publicou hoje, mas não deu maiores informações. Tenho impressão que é por telefone.
Olá Gadelha,
Ele não tem divulgado esta metodologia, mas parece que todas as pesquisas do IBPS são feitas por telefone.
Os resultados divulgados pelo Ibope são bastantes diferentes com Cabral ganhando em primeiro turno.
Abs,
Postar um comentário