
66 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, setembro 30, 2006
Repetindo o prognóstico para o leitor conferir depois
Este blog postou há uma semana, no sábado passado dia 23 de setembro uma previsão da bancada a ser eleita neste domingo dentro do universo de 756 candidatos a deputado federal no estado do Rio de Janeiro. Veja o prognóstico:
1) PMDB/PMN – 14 vagas - Pudim, Alexandre Santos, Nelson Bornier, Eduardo Cunha, Rodrigo Bethlem, Leonardo Picciani, Bernardo Ariston, Fernando Lopes, Fernando William;
2) PT/PSB/PC do B – 7 vagas - Biscaia, Bittar, Edmilson Valentim, Alexandre Cardoso, Edson Santos e Carlos Santana. A última vaga deverá ser disputada entre Luiz Sérgio, Cida Diogo, Chico D'angelo e Josias Quintal.
3) PFL – 7 vagas – Rodrigo Maia, Índio da Costa, Laura Carneiro, Almir Moura, Aírton Xerez, Solange Amaral, Arolde Oliveira, Wilson Leite;
4) PSDB – 4 vagas – Andréia Zito, Itamar Serpa, Otávio Leite e Silvio Lopes; (Márcio Fortes)
5) PDT – 3 vagas – Miro Teixeira, Arnaldo, Renato Cozzzolino, Arnaldo Vianna (Ezequiel e Vivaldo Barbosa)
6) PP – 3 vagas – Julio Lopes; (+2)
7) PTB – 2 vagas – Manoel Ferreira, Cristane Brasil;
8) PV/PPS – 2 vagas – Gabeira; Luiz Eduardo Soares (Leandro Sampaio e Paulo Pinheiro)
9) PSC – 3 vagas – Dr. Heleno; Hugo Leal; Deley;
10) PSol – 1 vaga – Chico Alencar;
11) PL – 1 vaga – Reinaldo Gripp.
PS.: a) Poderão acontecer algumas trocas entre eles, um para lá ou para cá e ainda há mais uma vaga para inteirar 47 que deverá ser disputada entre o PSol, o PL, o PV/PPS e o PMDB/PMN e o PT/PSB/ PC do B;
b) Interessante observar que, na lista do TSE, constam os nomes de Moreira Franco e Luiz Rogério Magalhães ambos candidatos pelo PMDB, quando se sabe que ambos desistiram de concorrer às eleições.
TSE fez hoje votação paralela e escondida em urnas para identificar possíveis fraudes

A “votação paralela” é um mecanismo que visa a assegurar a segurança do sistema de votação eletrônica e será assim executado: a Justiça Eleitoral 24 horas antes do início da eleição (portanto às 8 horas de hoje) todos os Tribunais Regionais Eleitorais realizam sorteio das urnas onde será realizada a votação paralela. As urnas são removidas para local sob constante vigilância e substituídas por urnas do estoque de reserva.Se for detectado problema em alguma urna eletrônica, a votação pode ser impugnada no estado em que o fato ocorreu. Segundo o TSE:
"Em caso de impugnação, o plenário do TSE delibera a data de nova eleição", explicou o diretor-geral. O procedimento é o seguinte: na véspera da votação, são sorteadas até quatro urnas por estado, sendo uma na capital e as outras no interior, dependendo do tamanho da unidade federativa. No dia 1° de outubro, os fiscais dos partidos políticos e representantes das coligações votam nas urnas que foram sorteadas, em uma lista de candidatos previamente estabelecida e de conhecimento de todos os presentes. Esses candidatos devem constar da urna eletrônica e a lista ficará guardada para posterior conferência”.
PS.: O TSE, até agora, não divulgou nenhuma informação sobre este teste
Para alimentar esperanças

Comandante do avião da Gol é campista

Militância disputa os últimos indecisos

Eleição para estadual em Campos – II

Eleição para estadual em Campos - I
O quadro não é favorável para os candidatos locais. Os dois candidatos do PMDB, mesmo que possam atingir uma boa votação por aqui, eles precisarão ter, pelo menos 45 mil votos, para ter chances reais de se eleger. Por isso, necessitarão ter votos em outros municípios, para aumentar suas reais chances.
Estima-se que o número de votos válidos para deputado estadual em Campos se situe em torno dos 240 mil votos. Em 2002, o candidato a deputado estadual mais votado em Campos foi Claudeci, que alcançou 28.009 votos no município. Pelas pesquisas e enquêtes realizadas no município pode-se prever que ele repita o feito até com uma quantidade um pouco maior de votos, mas dificilmente alcançará legenda para se eleger. Claudeci não tem muitos votos fora. Em 2002 quando era deputado e concorria à reeleição teve pouco mais que 3 mil votos nos demais municípios.
Como se previa

Estimativa para os campeões de votos para federal e estadual
Estima-se que, em torno, da metade das cadeiras (47 para federal) e 70 (para estadual) ainda estejam em aberto dependendo da definição dos eleitores. O IBPS previu que Pudim deverá ser o mais votado no estado com 243 mil votos, seguido de Gabeira e Nelson Bornier. Para estadual é praticamente certo, que o campeão de votos deve ser o ex-prefeito de Duque de Caxias, Zito. O IBPS estima que ele alcance 150 mil votos.
Última pesquisa para presidente
Feita pelo Vox Populi e encerrada nesta sexta às 18 horas e que está sendo publicada na revista Veja deste final de semana:
Lula – 46% (52,2%); Alckmim – 33% (37,5%); HH – 7% (8%); Cristovam – 2% (2,3%).
Lula – 52,2% x 47,8% outros; diferença de 4,4%.
Pesquisa para deputados em Campos

Pudim – 57 mil; Arnaldo – 43 mil; Alexandre Cardoso – 8 mil; Sílvio Lopes - 7 mil; Josias Quintal - 2 mil.
PS.: Não se esqueça de que este artifício da transposição é apenas um exercício, pois nada garante que os 39% de indecisos optem, nas mesma proporção dos percentuais obtidos na pesquisa.
Pesquisa em Campos

PS.: Interessante o fato do jornal O Diário ter preferido, não divulgar os números da pesquisa para presidente da República em Campos.
Espaço para a boca de urna

Cabral ganha seis direitos de resposta para hoje na TV
Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), atendendo recurso do candidato a governador do Rio pelo PMDB, Sérgio Cabral, concedeu seis direitos de resposta a ser veiculado nas TVs. Duas deverão ser usadas no horário da tarde e quatro à noite.
Primeiro turno em 2002
Brasil:
Lula – 39,3 milhões (46,4%) x 19,6 milhões - Serra (23,2%) x 15,1 milhões - Garotinho (17,9%)
Rio:
Rosinha – 4,1 milhões (51,3%) x 1,9 milhão Benedita (24,4%)
Carta para meu filho Caio

sexta-feira, setembro 29, 2006
TSE proíbe celular na hora de votar

Pesquisa no estado do Rio de Janeiro

Apreensão de cestas básicas

2 mil trabalhadores impedidos de votar


Mais briga sanjoanense

Enquête vê a Leader gerando mais empregos

Previsão do Mino
Blog serve para estas coisas: o Mino Carta desdenhou as pesquisas, o debate e ontem à tarde, arriscou:
"Previsão"
"Dizem as pesquisas que Lula está em queda, embora de leve. Abalo-me a uma previsão, coisa de jornalista metido (petista não sou, atentem): o presidente ganha no primeiro turno, por margem maior do que se supunha até ontem".
Sábado e domingo de plantão

O falso grampo no TSE
Por que não se fala nisso, pelo menos na mesma proporção da denúncia de sua “falsa” existência? Há algo estranho. Não posso conceber que uma autoridade do judiciário, como os ministros do TSE, não tivesse, depois da informação do grampo, por parte de uma empresa particular e terceirizada, chamado a Polícia Federal para que ela pudesse dizer e mostrar onde e como o grampo estava instalado.
O ambiente do Tribunal é uma repartição pública federal e como tal, necessitaria legalmente de uma investigação oficial. Pois, bem, as autoridades preferiram chamar a imprensa para, em uma entrevista coletiva, lançar suspeitas que agora não se confirmam. Depois, das interpretações sobre o quadro político nacional do julgador, presidente do TSE, Marco Aurélio Mello. Na verdade ta valendo tudo, até a história da liberação das camisetas, bonés, etc. Que no final, o Brasil se salve!
quinta-feira, setembro 28, 2006
O blog tem candidato
A grande mídia brasileira tem assumido suas preferências eleitorais, de maneira tão evidente, que penso que seria mais honesto assumir publicamente suas posições, como fazem, jornais e revistas européias e americanas. Neutralidade fingida é pior do que a ausência dela. Como este blog não é nem neutro e nem grande mídia vamos abrir o voto. Nesta altura dos acontecimentos, ninguém tem dúvidas, sobre o voto para presidente deste blogueiro. Considerando ainda, que a escolha dos candidatos a cargos majoritários já deve ter sido tomada por quase todo mundo, este blog comecçará apontando sua preferência para a câmara federal, para o engenheiro Jorge Bittar.
Bittar que tem formação técnica, começou na política pela via da militância sindical na sua classe de engenheiro. Foi vereador por dois mandatos no município do Rio de Janeiro, secretário estadual de planejamento, área de atuação na qual defende o desenvolvimento regional
integrado e sustentado e para isso tem trabalhado junto ao governo Lula e deputado federal por dois mandatos e especialmente, neste último mandato conquistado em 2002, se destacou no apoio e no incremento à educação tecnológica e profissional. Bittar é um político que notabiliza a atuação política. Seu número é 1331. Saiba mais sobre ele aqui.

Para sua página na internet dei o seguinte depoimento:
“Bittar foi e continua sendo um parlamentar que lutou e continua lutando pela melhoria e pela duplicação da BR-101. Foi articulador hábil e eficiente nas negociações com o Ministério da Defesa na cessão do espaço que garantiu a unidade do CEFET nas dependências do Exército em Guarus. Ainda na luta em prol da ampliação da Educação Tecnológica, fez questão de participar das negociações e da elaboração do projeto de transformação do CEFET Campos em uma Universidade Federal Tecnológica, que ora tramita em Brasília. Porém, mais importante que tudo isso, voto em Bittar pelo compromisso que tem de defender e lutar para que o PT se reformule, corrija seus erros e avance na luta em prol do povo brasileiro.”
Fina ironia!
Aprecio o Mino Carta, antes dele ser o diretor de redação da Carta Capital e esta ser, uma das brechas na mídia a ouvir, de forma, acho que igual, os dois lados. Ele também aderiu recentemente aos blogs, que diz escrever direto da sua Olivetti, que fez questão de mostrar na foto da capa do seu blog. Ele, ontem, com seu natural sarcasmo que rima com uma ironia fina, alfinetou, FHC, de uma forma tão singela quanto fria, veja a nota:
"Sugestão para FHC"
"Como sempre, encanta-me Fernando Henrique Cardoso. Descobriu que o inferno é o Brasil, e que o demônio existe e se chama Lula. Sugiro um encontro no Vaticano com o Papa Bento XVI. Este é o príncipe dos teólogos, ele o dos sociólogos. Podem prestar grandes esclarecimentos aos fanáticos do dogma".
MEC e Ministério das Cidades desafiam pesquisadores em planejamento urbano

Os projetos deverão contemplar uma das quatro áreas: saneamento ambiental, planejamento territorial, habitação e transporte, trânsito e mobilidade urbana. Cada projeto poderá ter financiamento de até R$ 80 mil e deverá ser concluído até o final de 2007. A seleção das propostas será feita por um comitê formado por representantes da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), do Grupo de Trabalho de Capacitação do Ministério das Cidades, da Associação Nacional de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) e do Fórum de Pró-Reitores de Extensão.
Fernando Haddad, ministro da Educação, afirmou que: "essa ação na área de extensão universitária aproveita o potencial da universidade para trabalhar temas específicos e resolver importantes problemas urbanos, mobilizando comunidade, professores e alunos". Para Marcio Fortes, ministro das Cidades: O programa levará às diversas localidades técnicas modernas de gestão úteis à execução dos planos de trabalho. O acordo entre os dois ministérios prevê ainda, a promoção de ações conjuntas para capacitar quadros técnicos públicos e agentes sociais no planejamento, gestão, avaliação e monitoramento da PNDU.
Está aí, uma boa chance para as universidades e pesquisadores mostrarem suas capacidades e contriuírem com as gestões municipais da região que por sua vez, precisa aproveitar a oportunidade de estarem ao lado delas!
(A partir do release do MEC)
Ainda exclusiva

1) Eleitores - 125.913.479 eleitores (64,8 mulheres x 60,8 homens);
2) Zonas eleitorais - em 2002 - 3.030; em 2006 - 3.073;
3) Seções eleitorais - em 2002 - 368.384; em 2006 - 380.945;
4) Candidaturas solicitadas - em 2002 - 18.880; em 2006 - 19.075;
PS.: Haverá seção eleitoral em 5.658 municípios, onde estão disponibilizadas 432.630 urnas eletrônicas.
Indústria de brindes, liguem as máquinas!
Contradição do TSE: camiseta valerá no domingo
O TSE em reunião plenária acaba de decidir que no domingo, dia da votação, o eleitor poderá usar camiseta com nome do candidato. Já imaginou se alguém tinha esta informação de bastidores? Acho uma grande contradição com a proibição que vigiu durante toda a campanha. O pleno do TSE também resolveu tirar mais 4’31” do último programa do candidato Lula. Cuidado com outro Mello!
Sobre a permissão da camiseta, a regra de propaganda eleitoral ficou assim redigida: (do site do TSE)
“É permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada no uso de camisas, bonés, broches ou dísticos, e pela utilização de adesivos em veículos particulares”.
O entendimento buscou dar uniformidade à aplicação do disposto no artigo 67 da Resolução 22.261/06 (de propaganda), segundo o qual era permitida a manifestação do eleitor contida no seu próprio vestuário.
Dessa forma, com a nova redação, evita-se distorções quanto ao que compreenderia a expressão “vestuário”, especificando o que pode ser usado pelo eleitor no momento da votação.
A maioria dos ministros acompanhou o entendimento do relator da matéria, ministro Marco Aurélio, presidente da Corte. Ficaram vencidos os ministros Carlos Ayres Britto, José Delgado e Ricardo Lewandowski. Votaram com o relator os ministros Cesar Asfor Rocha, Marcelo Ribeiro e Gerardo Grossi".
quarta-feira, setembro 27, 2006
O Goyta ainda perdeu um penalty!
Dá-lhe Goyta!




Na primeira foto, os jogadores do Goytacaz comemoram, junto ao banco, o único gol da partida. Na segunda, o close, de um dos personagens que fazem história nos jogos do Goytacaz, o famoso Sorriso. Na terceira uma imagem que permite ver a dimensão da torcida e na terceira. Mais uma vez parabéns à torcida e dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe Goyta!
Goytacaz 1 x 0 Olaria
No primeiro jogo, do primeiro turno, da Seletiva para a escolha de quatro times que “terão” o direito de disputar o campeonato estadual de 2007, o Goytacaz, jogando em casa, ganhou agora a tarde do Olaria por 1 x 0 gol, de Gil Bala. É um bom início. Parabéns à torcida, que num dia de trabalho, à tarde, arrumou um jeito de se fazer presente em significativo número. Por isso, se diz que não há outra torcida igual no interior do estado. É como canta a torcida: dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe Goyta! Algumas fotos do jogo, ficam para mais tarde, em função de problemas no servidor da blogger que não está permitindo a postagem de fotos.
Mavil & Clodoluf

Novo espaço de debates na internet

Fórmula para vender jornal na Índia

Estranha, a decisão da justiça local

Aguardemos os desdobramentos: se o TSE não julgar até sábado, os votos eventualmente dados a Arnaldo, se o mesmo não tiver o registro de sua candidatura confirmada, serão transferidos para o partido. Se o julgamento no Plenário do TSE acontecer antes de domingo e for cassada, os votos no candidato serão considerados nulos. Se o julgamento ocorrer antes, ou depois das eleições e for aprovado o registro da candidatura, vale o resultado, normalmente.
terça-feira, setembro 26, 2006
Parem de falar mal da política!
Tenho evitado palestras, seminários, audiências, reuniões, etc. Já disse, tirando o blog e as aulas que sou obrigado pelo ganha-pão e pela, satisfação que ainda sinto, tudo o mais, estou dispensando. Mesmo com proposta de viagem. Para estas coisas estou de licença sabática. Não sabe o que é? Procure no Google. Deve ser isto mesmo que está por lá.
Pois, então: fui convidado por uma amiga, para falar para umas turmas numa escola de EJA. Sabe o que é? Não vou mandar você procurar no Google, porque, senão, eu é que sei, onde vou parar. EJA significa: Educação para Jovens e Adultos. Algo parecido, porém, mais elaborado, do que aquilo que antes era chamado de Supletivo.
Clientela básica, pessoal da periferia, misturando como identifica o nome: jovens e adultos, alguns até bastante maduros. Antes de começar, ao ver aqueles rostos, fiquei a imaginar seus anseios, suas expectativas mais remotas. O tema era cidadania. Menos de uma semana antes da eleição, não podia, deixar de misturar os canais que por natureza, já são misturados.
Gostei. Uma mistura, como estamos vendo acontecer em toda a sociedade de crentes e descrentes no futuro e uma maioria desacreditada da política em todo e qualquer nível. Tentei falar sobre a relação entre o esforço individual de cada um de nós, para ascender socialmente e a necessidade de atuarmos coletivamente em pequenos e grandes grupos, em associações, clubes, igrejas, partido, etc. para encaminharmos propostas, fazer reivindicações e pressões.
Falei do complemento que isto deve ter, em relação ao nosso papel de escolher, vigiar, e pressionar também os representantes escolhidos para os três níveis de poder. Aí a descrença é geral. Muitos não acreditam que isso seja possível, embora citem exemplos diversos, de soluções conquistadas a fórceps em e para, suas áreas.
Interessante ver o descrédito da política partidária mesmo com a proposta da fiscalização, do controle e da pressão. A maioria não consegue ainda identificar que a política é muito mais importante para as classes mais baixas, do que para as elites embora ambas, desdenhem os políticos, com uma exceção: na área dos royalties. Aqui riqueza tem sido sinônima de política e vice-versa.
Acho que poucos - não falo, do público do bate-papo, mas no geral – enxergam o prejuízo que se está trazendo à nação, só falando mal da política. Por tudo isso, plagiando o nome de uma peça da excepcional Elisa Lucinda, que diz: parem de falar mal da rotina, eu digo: parem de falar mal da política!
Audiência dos blogs

segunda-feira, setembro 25, 2006
Inteligentes não reclamam de ressaca

Interior.com

Debate sobre a produção de informação pela população
“No começo, a internet era somente um espaço de leitura. Agora, é um espaço de produção. Não só via os blogs, mas também via podcasts, divulgação de vídeos, de arquivos de áudio, etc. O mundo está conectado, e a idéia é que os cidadãos entrem em contato com os outros e contem a eles o que está acontecendo, como estão vendo os fatos”.
O texto acima é parte do artigo do Portal da Agência Carta Maior, intitulado "Mídia cidadã - Tecnologias transformam população em produtora de informação". Acabei de postar um link ao lado. Se desejar ler na íntegra clique aqui.
Mais duas da Pelinca

+ Fumaça

"A PF considera grande a possibilidade de não ter havido grampo em telefones do TSE, e sim um erro da empresa que fez a varredura".
Comentário: Será que o ministro Marco Aurélio Mello e a ministra Ellen Gracie virão à câmeras, holofotes e microfones dizer que tudo não passou de um trote, ou que foi um erro de varredura?
domingo, setembro 24, 2006
Ponte do Itabapoana
Divisa dos municípios de Mimoso do Sul no Espírito Santo na simpática localidade de Ponte do Itabapoana com o distrito de Santo Eduardo no município de Campos dos Goytacazes. Ponte de pedestre e rodoviária sobre o rio Itabapoana, de onde se visualiza a ponte ferroviária que corta o mesmo rio ligando as duas cidades e estado. Uma bela vista!
Indianos querem comprar terras, plantar cana e produzir álcool no Brasil
A jornalista Patricia Campos Mello, do jornal o Estado de São Paulo, está na Índia escrevendo um caderno especial sobre a economia indiana. Enquanto isso ela vai dando notícias em seu blog:
“A Bajaj Hindusthan e a Reliance Industries, dois mega-conglomerados aqui da Índia, estão comprando terras no Brasil para plantar cana e produzir etanol. A Índia vai adotar, a partir de novembro, uma mistura de 5% de etanol na gasolina. Mas o país não tem terras férteis suficientes para ampliar a produção de etanol na escala necessária.O Brasil tem terras boas e baratas.
"Posso comprar terras baratas no Brasil para expandir minha capacidade", o CEO da Bajaj, Kushagra Nayan Bajaj à Bloomberg. A Bajaj Hindusthan, empresa que vale US$ 1 bi, vai fazer um primeiro investimento de US$ 500 milhões no Brasil.
A Reliance, conglomerado que fatura US$ 19 bilhões, planeja comprar "milhares de hectares" de terra no Brasil para cultivar cana-de-açúcar e produzir etanol. O presidente da Reliance, R C Sharma, afirma que há "um bando de empresários indianos olhando para esse país enorme como um grupo de estudantes parados em frente à loja de doces."
Só que os indianos podem virar concorrência para os produtores brasileiros de etanol. Segundo Sharma, a Reliance vai vender o etanol onde quer que haja demanda - e a Índia tem alguns problemas de preço também, disse o executivo ao Economic Times”.
Assinar:
Postagens (Atom)