Segundo fonte fidedigna, a Petrobras já bateu o martelo e decidiu que toda a Gerência de Tecnologia da Informação da Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UN-BC) será transferida, ano que vem para Campos. Este serviço hoje é terceirizado e ocupa um prédio em Imbetiba junto à sede da UN- BC que será desocupado para dar espaço a outras atividades demandadas pelo aumento de produção da bacia.
Além disso, há que se considerar que quase todo o corpo funcional que presta serviços nesta área, de informática, é oriundo de Campos, especialmente de ex-alunos do Cefet. A empresa concluiu que a necessidade de contato direto com este qualificado corpo de técnicos poderá ser suprido perfeitamente, por vídeos-conferência e que por conta disso, estará ganhando em produtividade, se os técnicos não precisarem perder diariamente quase três horas em deslocamentos através da criminosa BR-101.
O município de Campos ganhará com a arrecadação de ISS, que para este tipo de atividade, tem alíquota de 2% sobre o faturamento. Não ganhará tanto em termos de empregos diretos, pois, a maior parte dos empregos já existem. Terá sim, participação futura em novas contratações, apenas, com a expansão futura da demanda de serviços por parte da Petrobras.
Mais importante que o ganho econômico que a implantação desta Gerência de Tecnologia da Informação da UN-BC trará para Campos, são as oportunidades que poderão ser geradas pela junção de profissionais de uma área de alta expertise. Além do Cefet e da Ucam que já têm tradição nesta área, a Uenf iniciará, também ano que vem, um curso de graduação na área. Finalmente, recebemos bons ventos na cadeia produtiva do petróleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário