E viva a tecnologia para controlar tudo e todos: a Secretaria Estadual de Receita implantou definitivamente, ontem, um software chamado “Sistema de Conta Fiscal – Módulo ECF”. Este programa mostra, em tempo real, onde e o quanto está sendo vendido com pagamento em cartões de crédito ou débito dentro do estado.
Esta informação, obtida, junto às administradoras de cartão, permitirá ao estado detectar sonegações. Os escritores de ficção científica chegaram perto, mas acho que não imaginavam controle tão absoluto e como sempre, para o bem e para o mal, afinal, a tecnologia não é neutra e não existe determinismo tecnológico.
No caso do estado, estranho apenas que soluções interessantes como esta, só estejam surgindo depois que o casal de governantes teve sua ambição eleitoral imediata afastada e precisa de caixa para fechar as contas.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário