Está circulando por e-mail, uma análise que questiona o instituto de pesquisas, Ibope, acusando-o de crime eleitoral para ajudar Geraldo Alckmin, artificialmente.
Com apresentação de números das pesquisas do instituto, desde o começo do ano, a análise diz que foi diminuído, gradualmente, o número de entrevistados, com até um salário mínimo e escolaridade até a quarta série, na mesma proporção, com que aumentam o número de entrevistados que tem o ensino médio.
Com o artifício aritmético, que não encontraria justificativa, na base de dados da população brasileira, de acordo com o Ibge, Lula estaria se mantendo estável no resultado das pesquisas, enquanto, Geraldo, consegue com isto, subir aos poucos, sem que, nem mesmo os analistas mais astutos, percebam a mudança de metodologia, por parte do tradicional instituto de pesquisas.
Traduzindo a história em números: Lula cresceu pouco e depois se estabilizou, enquanto, com estas distorções, Geraldo chegou a ganhar, artificialmente, até 11%. Faltando apenas dez dias para as eleições, ninguém pode mais reclamar que o clima não tenha saído do inverno para a primavera com gente torcendo para chegar, pelo menos, um veranico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário