sexta-feira, setembro 15, 2006

A corrupção é genética? Um indiano responde!

A jornalista Patrícia Campos Mello do jornal O Estado de São Paulo está na Índia fazendo matérias para um caderno especial sobre a economia dos países do grupo chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Aqui em seu blog ela tem postado interessantes notas sobre a vida e a cultura na Índia. Uma das últimas notas é sobre a corrupção.
Gurcharan Das, autor do livro "India Unbound" (algo como Índia sem amarras, sem limites, libertada), um best-seller que já teve 70 mil exemplares vendidos na Índia (em inglês) diz:
“Ele acha que a falta de governança e de instituições que funcionem é que predispõe a esse tipo de comportamento. A Índia tem tanto "red tape" (burocracia), que a única maneira de fazer com que as coisas funcionem é corrompendo alguém, diz. Portanto, acha Das, são as instituições imperfeitas que dão incentivos para a corrupção. "O indiano não é um corrupto nato. Por exemplo: um indiano que, aqui, paga um oficial para conseguir ter uma carteira de motorista, vai morar na Inglaterra e lá não é corrupto”.
Leia mais aqui.

Nenhum comentário: