65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, setembro 23, 2006
Datafolha x Ibope - hoje
PS.: Os percentuais acima são de votos válidos, que é o que vale na eleição.
Osservações:
1) Ainda sobre a diferença entre as duas pesquisas, além de verificar a que tem maior números de entrevistado e, portanto, menor margem de erro, que é o Datafolha, esta também é mais recente porque trabalhou com dados dos dias 21 e 22 enquanto o Ibope trabalhou com coleta desde o dia 20.
2) Sem que se queira desmerecer ou questionar, o Ibope foi o instituto de pesquisas contrato pelo PSDB para fazer suas pesquisas internas nestas eleições. Também não pode ser desconsiderado o fato que vem sendo comentado abertamente na internet (Veja nota aqui do blog) que o Ibope, fez recentemente uma mudança na sua metodologia, diminuindo o número de entrevistados que ganham até um salário mínimo e têm escolaridade até a quarta série em proporção diferente da base de dados do Ibge e isto explicaria esta diferença de resultados em que o Datafolha aponta maior diferença pró-Lula em relação a Alckmim.
Enfim, por um ou outro motivo, o Ibope atendeu aos reclamos, daqueles que querem emoção para esta última semana antes do primeiro turno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário