“Por lá os dois principais jornais em hindi (Dainik Jagaran e Dainik Bhaskar) vendem 4 milhões por dia cada um. A Índia é um dos poucos países do mundo onde a circulação dos jornais diários está crescendo de forma vigorosa - cerca de 10% ao ano.
O país tem 40 jornais em inglês e línguas locais como telugu, hindi, rajasthani, gujarati, etc. Com 78,7 milhões exemplares vendidos por dia, a Índia é o segundo maior mercado mundial para jornais (atrás da China, com 96,6 milhões). No Brasil, em que pese a diferença no número de habitantes, são vendidos diariamente apenas 6,8 milhões.
A fórmula dos jornais indianos é cortar drasticamente o preço dos jornais - o Times of India é vendido por 1,5 rúpia (cerca de 1 centavo de real), um prejuízo de 10 rúpias por exemplar (50 centavos)- para aumentar a circulação e publicidade”.
PS.: Foto e texto extraídos do blog da jornalista do Estadão, Patrícia Campos Mello.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário