Já falei aqui, em dois artigos, sobre a baixa utilização do aeroporto de Campos. Hoje vi nos jornais que a ampliação do aeroporto de Cabo Frio, ainda em andamento, está tornando-o maior que o nosso Bartholomeu Lysandro. A pista em Cabo Frio foi ampliada para 2.560 metros x 1.540 metros do nosso. Com R$ 16,3 milhões, o pátio de manobras, também crescerá, de 12 mil para 29 mil metros quadrados, contra 16 mil metros quadrados aqui em Campos.
A ampliação da pista permitirá o recebimento de grandes aeronaves usadas em vôos internacionais. Em dezembro, a região da Costa do Sol, chamada antigamente de região dos Lagos deverá receber os primeiros vôos charters com turistas argentinos. Além de Cabo Frio deverão ser retomadas as obras de ampliação do aeroporto de Angra dos Reis e construído um novo aeroporto, na divisa de Volta Redonda e Barra do Piraí.
A verdade é que, onde há desenvolvimento econômico há demanda por transportes de todos os tipos e conseqüentemente por infra-estrutura logística, para este atendimento. Vê-se, que até aqui, os royalties não conseguiram produzir o que os economistas chamam de capacidade de arrasto para outras cadeias produtivas, diferentes do setor de petróleo e gás.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
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