É o título de um blog que acaba de ser premiado como campeão dos blogs em língua portuguesa no The Bobs (The Best of the Blogs) da Deutsche Welle. O blog Apocalipse Motorizado mostra cenas de uma cidade degradada pela cultura do automóvel. Questiona a poluição, o abandono, o medo, o individualismo, a morte e a agressividade. Além disso, e melhor que isso e faz articulações e reflexões sobre como sobreviver na selva das máquinas de vidros escuros.
Nós não estamos em situação semelhante, mas vivemos já um grande tumulto, com os mais de cem mil veículos que se engalfinham pelas nossas vias urbanas e pelas estradas que cortam a cidade. Para ilustrar a nota trouxe, a imagem publicada naquele blog de autoria, da artista Mona Caron. Ela mostra, de forma crítica, o papel que as ciclovias podem ter em nossas cidades e eu estimulo que pensemos por aqui, em ampliá-las para além, daquelas da avenida 28 de março e Phillipe Uébe.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
2 comentários:
Está aí um problema que muito me incomoda em Campos. É óbvio que as obras estão a atrapalhar o trânsito na cidade. também é evidente que o Cláudio Valadares (acho que é ele) tem colocado em prática algumas boas idéias como o "onda livre" (cito o nome de memória, talvez seja onda verde!), mas a gestão ainda é muito tímida! Salta ao olho de qualquer pessoa que entra na cidade o elevado número de ciclistas. A cidade é plana, a renda per capita é baixa e o transporte público é uma piada de mau gosto.
Acho que seria lógico uma rede de ciclovias por toda a cidade. Inclusive com a destinação de algumas ruas centrais para o trânsito exclusivo de bicicletas. Em um primeiro momento a idéia pode aparecer absurda e podemos até imaginar as demais ruas apinhadas de automóveis, mas se fizermos uma reflexão poderemos constatar uma cena cotidiana:
Ruas projetadas com 2 rolamentos para o trafego de 2 filas de carros sendo ocupadas parcialmente por uma bicicleta e todos os carros em fila única. Se tiver um motorista andando a 30km/h todos têm que se submeter a essa velocidade! Ao passo que se tivéssemos ruas livres de bicicletas (e ciclovias livres de carros) poderíamos utilizar o padrão estabelecido na maior parte do mundo a muito tempo, de veículos lentos a direita e rápidos a esquerda!
Mas nem só de obras depende o município para melhorar e humanizar o seu trânsito. Educação e fiscalização são atributos que estão escassos na cidade! Aqui qualquer motorista se sente no direito de parar o carro em qualquer lugar a qualquer momento! Um exemplo fácil de ser visto é a beira rio no sentido centro-pecuária! Onde está a fiscalização? Bem multas são um tanto impopulares e aqui na terrinha nos últimos tempos têm eleição ano sim ano também, talvez por isso exista essa ausência do poder público na fiscalização. O ciclista também tem sua parcela de culpa pelo trânsito semicaótico da cidade. Percorro a avenida Alberto Lamego diariamente e a todo momento passo por ciclistas andando no meio da rua, ao lado da ciclovia!!!!!
Enfim, acho que me alonguei demais mas o fato é que a melhora do trânsito da cidade passa necessariamente por uma mudança de atitude de seus cidadãos.
Saudações, Marcos Salomão
Olá Marcos,
Concordo com suas observações. Talvez tivéssemos que ser mais ousados nesta questão.
Mesmo com uma rede de ciclovias não se pode deixar de tentar arrumar o transporte público. Tem os dias de chuva, tem as pessoas que não podem ou não querem, etc. O transporte público não só se deteriorou como parece que se "bandalhou" de vez.
A quantidade de veículos sem autorização fazendo transporte alternativo já é estimado pela própria Emut em mais de 200.A Folha da Manhã, ontem noticiou que o órgão tem apreendido diariamente em torno de dez veículos.
Acho que falta também um pouco de carinho pela cidade. Quanto ao responsável pela Emut é o Ronaldo Linhares e não o Cláudio Valadares e o nome do Plano se não estou enganado é "Plano Viário Trânsito Livre".
Abraço,
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