O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou ontem, a autorização para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publique os editais de licitação para exploração de 7 trechos de rodovias federais, inclusive os 320,1 quilômetros da BR-101 que liga, a ponte Rio-Niterói à divisa com estado do Espírito Santo.
Não se têm informações sobre as sugestões feitas, durante uma das cinco audiências realizadas pela agência reguladora. A Ong Cidade 21 e o Movimento Pró-vida na BR-101 sugeriram a constituição de um Conselho de Usuários para fiscalizar e acompanhar o contrato de concessão, a duplicação do trecho não previsto entre Macaé e Campos e a antecipação da construção da ponte entre Ibitioca ao KM 13 do trecho conhecido como Campos-Vitória.
Sabe-se que o principal ponto para a escolha da empresa vencedora é o menor valor do pedágio a ser cobrado dos usuários. No total, foram autorizadas as concessões de 2,6 mil quilômetros. Particularmente, esperava que ainda pudesse surgir um acordo entre o “novo” governo do estado e as prefeituras, junto ao governo federal que pudesse dar um encaminhamento melhor e menos “custoso” para a nossa região. Com boa vontade e competência julgo que ainda há tempo para isso.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário