Numa época em que a atividade política e, especialmente o parlamento e o congresso viraram a Geni é bom ver o que já falava sobre o assunto, Edmund Burke em 1774. O seu discurso no parlamento inglês em defesa da democracia representativa foi lembrado, pelo bom site “Política para Políticos”. Se desejar ler o texto na íntegra clique aqui.
"O Parlamento não é um congresso de embaixadores de interesses diferentes e hostis, e sim uma assembléia deliberativa de uma nação comum, com um interesse, o do conjunto da nação. Vocês escolhem um representante, é verdade, mas depois que o escolheram, ele não é mais um membro de Bristol, e sim um membro do Parlamento. Eu não queria tratar deste tema, mas não vou deixar de ter sempre uma respeitosa franqueza com vocês.
Até o fim da minha vida serei um amigo fiel, um servidor devotado de vocês, um bajulador jamais. Ser um bom parlamentar deixem-me dizer-lhes, não é tarefa fácil, especialmente nestes tempos em que há uma disposição tão forte de ceder aos perigosos extremos da submissão servil e da popularidade fácil."
Nenhum comentário:
Postar um comentário