A imagem estampada nos principais jornais do estado, que mostra a confabulação entre Cabral e Aécio é mais uma confirmação, de que o desenho governamental e de articulação política, que o sucessor de Rosinha está buscando, vai numa direção bastante diferente daquela usada pelo casal.
Cabral sabe, que o governador de um estado importante como o nosso, só consegue projeção superior, para um possível vôo mais alto, depois de mostrar resultados.
Ele indiretamente e de forma ardilosa, machuca o casal, quando diz que foi a Minas ver como Aécio saneou as finanças do seu estado. Ao se articular com Aécio para uma agenda positiva e de projetos políticos com o governo federal, ele também presta um favor, a Aécio, que assim se aproxima do governo federal, sem represálias internas do seu PSDB.
Mais, Aécio sinaliza, para uma possível aproximação com este partido que poderá, lhe ser útil, na briga interna que travará com o seu partido mais adiante, tendo ainda, o governador, de um estado importante como o Rio, como um dos seus principais contatos.
Por último, vê-se que Cabral vai mais longe quando repreende a parte do seu partido, ao dizer que “a discussão de cargos, agora é inconveniente”. Ao fazer isto ele se diferencia da parte ruim do partido, ao mesmo tempo, que sugere, aos que lhe deram apoio, que a pressão por cargos, não é uma boa política.
Fora, isso tudo, Cabral com estas posições, ganha ainda mais prestígio com o presidente Lula. Com estas sinalizações, pode-se, usar a expressão popular, de que nestas primeiras articulações políticas, Cabral está jogando de mão!
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário