Cada vez mais este blog passa a ser feito por colaboradores. Desta vez, o assunto foi identificado pelo atento leitor, engenheiro e professor, José Carlos Salomão. Ele identificou mais uma obra se esvaindo com as chuvas. Trata-se de uma obra necessária: a abertura de uma rua com terraplanagem, drenagem pluvial, redes de água e esgoto, pavimentação asfáltica e calçada, ao lado do Canal de Coqueiros, num pequeno trecho entre as avenidas, São João da Barra e Alberto Lamego, localizadas entre o Conjunto, Damas Ortiz e o Condomínio Bouganville, próximo ao Matadouro.
A obra foi executada por R$ 1,338 milhão, pela empresa Mecanorte. Uma intervenção urbana necessária, que espera-se, seja o início de uma grande urbanização, na comunidade do Matadouro e também em toda a avenida Adão Manoel Pereira Nunes, também conhecida como São João da Barra que corre paralela à avenida Alberto Lamego, desde a rua dos Goytacazes até a comunidade do Goiabal, nas imediações do trevo da BR-356, estrada, Campos-São João da Barra.
Nas fotos pode-se ver, que a encosta deslizou levando junto às estruturas de cimento dos ralos de drenagem de águas pluviais, na pista do lado do Conjunto Damas Ortiz. O problema do desmoronamento da encosta, se não for sanado poderá levar também, ao afundamento da pista.
O problema pode ter origem, na compactação do solo e na falta de proteção das encostas, que normalmente são feitas com grama e arbustos que seguram o solo evitando o seu desmoronamento, que poderá também novamente assorear o Canal de Coqueiros naquele trecho. É problema possível de ser corrigido, mas é bom que seja feito, antes das ocorrências das fortes chuvas de verão. Fica o registro!
PS.: Para melhor visualizar clique sobre as imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário