O pessoal de adminsitração, dos MBA's da vida costumar citar como "cases" todas as situações, histórias ou simples acontecimentos, que marcam e de alguma forma servem de paradigmas na concepção do Thomas Khun, para mudanças radicais nas formas de gestão de empresas ou mesmo de setores da economia.
A situação da TAM neste Natal, quando teria vendido, segundo o Estadão On Line, o chamado "overbooking" (passagens vendidas duplicadamente) equivalentes a seis aviões vai virar um destes cases de uma mal sucedida gestão, com a ocorrência de seguidos erros. Possivelmente, imaginaram aumentar seus lucros, em artimanhas e espertezas de vendas pensando que eventuais consequências negativas pudessem ser atribuídas, aos problemas gerados pelos controladores de vôo e assim, caso ocorressem pudessem ficar encobertos. Jogaram pela janela a máxima do seu criador, o comandante Rolim, de que ao cliente, tudo, inclusive lhe estender o tapete vermelho das boas vindas.
Creio que os estudos não necessitarão de grandes aprofundamentos, mas o case garanto, que será sucesso em monografias, aulas e palestras, do tipo:
Como tiraram o tapete vermelho da companhia que de TAM virou tam-tam?
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