A partir de uma pesquisa divulgada há alguns dias, em canto de página, pelo jornal O Globo pode-se depreender, que o Natal cada vez é menos solidariedade e mais individualista, ao contrário do que às vezes imaginamos. Veja a matéria e tire suas conclusões:
“Amigos, amigos, presentes à parte – Consumidor faz compras para si mesmo – Cada vez mais as pessoas dão presentes a si próprios. Cerca de 18% do faturamento do comércio em dezembro serão oriundos de presentes comprados pelo próprio presenteado. De acordo com a pesquisa “Eu mereço” feita por Ulisses Reis, da Treinasse Consultoria e coordenador do MBA de varejo da Fundação Getúlio Vargas em nove shoppings do Rio, o comportamento revela “agrados” até dez vezes mais caros que os comprados para amigos”.
Durante a pesquisa em algumas lojas foram identificados entre 60% e 80% das vendas são destinadas às próprias clientes. Pode ser que a solidariedade seja espiritual, já que material... Apesar dos pesares, mais uma vez: Feliz Natal!
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário