O IBGE dá uma no cravo e outra na ferradura. Leio hoje nos jornais que em 2030 a expectativa de vida subirá dos atuais 74,9 para 78,3 anos. Faço as contas e vejo que se durar, até lá eu teria 71 anos. Sendo assim, a notícia de hoje equivale a um prêmio (será?) de mais 7,3 anos de vida.
Enquanto isso, outros de meia idade como eu ficam sonhando com a aposentadoria temendo mudanças na idade mínima de aposentadoria em nova reforma da Previdência. Bobos. Desejam isto, sem se lembrar, que este sonho equivale ao desejo em ficar mais velho. Na atual situação não há aposta mais arriscada, tal qual pata de cavalo, do que acreditar no IBGE e confiar na Previdência. Melhor viver!
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário