Esta foto feita pelo fotógrafo Walmir de Oliveira e publicada na qurta-feira no jornal Folha da Manhã é muito significativa. Ela mostra uma reunião do prefeito Alexandre Mocaiber com seu secretariado. Veja que ele precisa de um auditório para se reunir com seus assessores diretos. Seu plano não é igual. Ele fala do palco e precisa usar microfone para falar com todos. Não há proximidade.
Não se trata do jeito de ser, ou da forma de governar do prefeito. Trata-se da estrutura administrativa que herdou que faz com que possua mais de meia centena de secretários, gerentes, presidentes de empresas e assessores, todos do segundo escalão da prefeitura. Num momento em que se discute o problema dos mais de 15 mil funcionários contratados é de se esperar, que o executivo dê o exemplo, através de uma reestruturação da máquina pública municipal. Trato deste assunto no artigo que sai publicado hoje, no mesmo jornal e que posteriormente disponibilizarei aqui.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário